Aracaju (SE), 01 de junho de 2020
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 19/05/2020 às 00h00
Pub.: 19 de maio de 2020

Dia Nacional: Banco de Leite Marly Sarney alerta para importância de doações de leite humano


O 19 de maio é considerado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. A data tem como objetivo sensibilizar as mães que estão amamentando, a sociedade e os profissionais de saúde sobre a importância da doação para as crianças prematuras, de baixo peso, que estão internadas e suas mães não podem amamentar. Nesse sentido, o Banco de Leite Marly Sarney orienta pela doação segura e informa que o leite humano é ofertado aos recém-nascidos pré-termo com a finalidade da redução da morbidade e mortalidade neonatal, informa a gerente do banco, Magda Dória.


Dia Nacional: Banco de Leite Marly Sarney alerta para importância de doações de leite humano (Foto: SES/SE)

Dia Nacional: Banco de Leite Marly Sarney alerta para importância de doações de leite humano (Foto: SES/SE)


Ela observa que a Rede Brasileira de Banco de Leite precisa, através dessa data,  19 de maio, fazer justamente a divulgação para que seja possível conseguir novas doadoras. “Sabemos que esse momento de pandemia é muito delicado e entendemos que o leite materno está sendo visto como elemento protetor nesse momento de Covid – 19. Os bancos de leite sempre estão precisando de campanha porque nossa previsão de nascimento é de 33 mil bebês ao ano em Sergipe. Sendo assim, precisamos dar assistência àquelas crianças que não têm a possibilidade de mamar no peito da mãe”, ressalta Magda.


A Rede de Bancos do Estado de Sergipe é formada pelos bancos de Itabaiana, de Lagarto, o Marly Sarney e o posto de coleta do Santa Isabel em Aracaju. “Temos como uma das finalidades, além de prestar assistência ao bebê, orientar as mães que têm dificuldade no manejo da amamentação e a captação de leite para que possamos pasteurizar e entregar na Maternidade”, atenta a enfermeira.


De casa
Magda informa que 54 crianças estão na UTIN da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e que muitas vezes as mães desses bebês não conseguem sair do interior por diversos motivos como questões sociais dentre outras coisas. “Entregamos o leite pasteurizado e a nutrição é responsável em administrar. Depois da última entrevista para a mídia, passamos de 21 doadoras para 81 doadoras. A importância da campanha é sempre estar divulgando, então hoje nos temos o instagram @bancodeleitemarlysarney, temos o WhatsApp, temos o telefone para entrar em contato, (79) 3226301, então se algum parente que tiver uma mulher com excesso de leite, poderá entrar em contato para doar”, observa Magda.


“A mulher não precisa vir ao banco de leite, nós fazemos toda a orientação por telefone. A doadora liga e fazemos uma espécie de entrevista com ela. Preenchemos todos os dados e a equipe de enfermeiras, assistente social e  nutricionista conversa com essa mulher, fazendo alguns questionamentos e ela manda o exame pelo WhatsApp e saberemos se está apta para doar. Sendo positivo, fazemos o roteiro dela e provavelmente no dia seguinte colocamos uma equipe para fazer visita” explica a enfermeira.


Ela atenta que a equipe vai cumprindo toda a normativa de prevenção da Covid: entrega os frascos esterilizados, o frasco vai em uma sacola plástica higienizada borrifada com álcool a 70. “A técnica de enfermagem que vai fazer a visita estará usando todos os EPI’s necessários para que não sejamos um meio de contaminação”, conclui Magda.


Rede
A rede de bancos de leite em Sergipe, agrega o Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH), Banco de Leite Irmã Rafaela Pepel, O Banco de Leite Zoéd Bittencourt e o Posto de Coleta Santa Isabel. Contatos – Banco de Leite Humano Marly Sarney: Rua Mato Grosso, s/n. Bairro José Conrado de Araujo. Aracaju (SE). Telefone (79) 3226-6301. Email blhumano.mnsl@saude.se.gov.br. Maternidade Nossa Senhora de Lourdes: Avenida Presidente Tancredo Neves. Bairro América. Aracaju (SE). Telefone (79) 3225-8650. Banco de Leite Humano Irmã Rafaela Pepel: Rua Jackson de Figueiredo, 401. Centro, Itabaiana (SE). CEP 49500-00. Telefone (79) 3431-2290. Fax (79) 3431-2290. Email diretoria@msjose.com.br.


Maternidade Zacarias Júnior/Banco de Leite Humano Zóed Bittencourt: Rua Hiipólito Santos. Centro, Lagarto (SE). CEP 49400-000. Telefone (79) 3631-2723. Fax (79) 3631-9319. Email bancodeleite@maternidadelagarto.com. Posto de Coleta do Hospital Santa Isabel “Dr. Fernando Guedes”: Avenida Simeão Sobral. Bairro Santo Antônio. Aracaju (SE). CEP 49060-640. Telefone (79) 32124900. Fax (79) 3236-2053.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação