Aracaju (SE), 01 de junho de 2020
POR: Ícaro Novaes
Fonte: Portal Infonet
Em: 19/05/2020 às 14h07
Pub.: 19 de maio de 2020

Sergipe e mais três estados são os únicos com obras suspensas no país


Todas as obras em Sergipe estão paradas, com exceção das inadiáveis (Foto ilustrativa: Pixabay)

Todas as obras em Sergipe estão paradas, com exceção das inadiáveis (Foto ilustrativa: Pixabay)

Sergipe, Ceará, Piauí e Amapá são os únicos estados do Brasil em que as obras da construção civil tiveram que ser paralisadas durante a pandemia por força de liminar judicial, com exceção daquelas consideradas essenciais e inadiáveis. O panorama nacional foi divulgado nesta semana, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Em Sergipe, o Governo do Estado e a Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp) tentam reverter a decisão no Supremo Tribunal Federal (STF).


A ação que pediu a suspensão das obras foi movida pelos ministérios públicos do Trabalho, do Estado e Federal, com a justificativa de que o andamento das obras colocaria em risco a saúde dos trabalhadores. No entendimento da Aseopp, no entanto, todos os estados que seguiram com as obras adotaram medidas de segurança e continuam desempenhando as atividades do setor. A associação não informou quantas obras estão afetadas no estado.


Outros três estados estão apenas com obras públicas funcionando: Pernambuco, Maranhão e Pará. Na imagem acima, os estados que aparecem na cor verde estão com todas obras em andamento. Isso inclui estados que são epicentros da Covid-19, como São Paulo.


De acordo com a Aseopp, o recurso impetrado para retomar as atividades em Sergipe continua no STF aguardando ser julgado.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação