07 de abril de 2020
POR: Amália Roeder
Fonte: Assessoria Unit
Em: 07/04/2020 às 06h51

Covid-19: Tiradentes Innovation Center produz equipamentos de proteção que serão doados para profissionais da saúde em Sergipe


Com a escassez do material no mercado para atender as unidades e profissionais da saúde em Sergipe durante a pandemia do Covid-19, o Tiradentes Innovation Center, idealizado com a missão de fomentar o empreendedorismo e inovação em Sergipe e buscar soluções para os problemas reais da Educação, ampliou o foco da busca por respostas e se somou a uma rede de proteção que congrega diversas instituições sergipanas, com o objetivo de produzir Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais que atuam na linha de frente na saúde em Estado.


Covid-19: Tiradentes Innovation Center produz equipamentos de proteção que serão doados para profissionais da saúde em Sergipe (Foto: Assessoria Unit)

Covid-19: Tiradentes Innovation Center produz equipamentos de proteção que serão doados para profissionais da saúde em Sergipe (Foto: Assessoria Unit)


Idealizado pela professora Stephanie Kamarry, que coordena um trabalho social dedicado a crianças, o projeto “Cuidar de quem cuida da gente” tem como foco a preservação da saúde de profissionais que atuam em benefício da saúde da população. O fruto dessa mobilização e esforço coletivo de instituições, a exemplo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Innovation Center, Instituto Federal de Sergipe (IFS) e SergipeTec, já possibilitou a fabricação de máscaras e equipamentos similares por meio da impressão 3D. Os insumos são entregues à Secretaria de Estado da Saúde que faz a distribuição nas unidades de atendimento.


Segundo Domingos Machado, diretor de Inteligência Competitiva e Inovação do Grupo Tiradentes, a rede reúne cerca de 50 impressoras 3D. “Nós começamos com duas impressoras e, na sequência dobramos a quantidade de equipamentos com o objetivo de atender essa demanda. Cada minuto é importante na luta contra a erradicação dessa pandemia”, disse.  


No Innovation Center, os EPIs são produzidos no Espaço Maker, sob a coordenação de Marcelo Maynard. O trabalho é acompanhado pelo professor Dr. Richard Halti Cabral, coordenador do curso de Medicina e pela professora Wanessa Lordelo, diretora adjunta de Saúde da Unit. Desde o início da empreitada já foram fabricados mais de 150 protetores faciais, conhecidos como face shield, e mais 500 viseiras. Além disso estão sendo realizados testes de novos materiais de proteção com a produção de protótipos que serão validados pela Secretaria de Estado da Saúde.  

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação