Aracaju (SE), 14 de janeiro de 2026
POR: Prefeitura de Aracaju
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Em: 20/01/2020 às 10:43
Pub.: 20 de janeiro de 2020

Prefeitura e Governo assinam renovação e ampliação do convênio com a Deso em Aracaju

A Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe renovaram, na manhã desta segunda-feira, 20, o convênio que garante o prosseguimento da prestação de serviços pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) na capital sergipana. O termo de cooperação, assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pelo governador Belivaldo Chagas, também vai assegurar a melhoria e expansão dos serviços de saneamento na cidade, aumentando o percentual de cobertura de esgotamento sanitário de 60%, atuais, para 90%. A proposta é de que, até 2033, estes serviços estejam universalizados e à disposição de todos os aracajuanos. A cobertura de água já é de 100% da capital.

Prefeitura e Governo assinam renovação e ampliação do convênio com a Deso em Aracaju (Foto: Ana Lícia Menezes/ PMA)

Prefeitura e Governo assinam renovação e ampliação do convênio com a Deso em Aracaju (Foto: Ana Lícia Menezes/ PMA)

“Este é um momento muito importante. Nos 50 anos da Deso, estamos, neste evento, refazendo, reconstruindo, renovando e ressignificando esta empresa, de grandes serviços prestados aos aracajuanos e sergipanos. Sei das minhas responsabilidades como prefeito e tenho atuado incansavelmente pelo bem da população. Aqui, neste evento, estou muito feliz porque concretizamos dois valores fundamentais da minha vida: fortalecer a Deso, para que continue uma empresa pública, garantindo aos seus trabalhadores melhores condições de trabalho, e melhorar a vida das pessoas”, destacou Edvaldo Nogueira.

Em seu discurso, o prefeito ressaltou que a renovação do convênio representa, ainda, a concretização de objetivos específicos. “O primeiro é o de manter a companhia estatal e garantir que preste um bom serviço à população. O segundo é a responsabilidade de dar as mãos ao governador, que tem compromisso com a nossa cidade. E o terceiro é o de fortalecer Sergipe. Sei a força que Aracaju tem na Deso e, por isso, renovo esse compromisso. Ao mesmo tempo, colocamos metas para que a Deso, hoje com 60% de esgotamento sanitário concluído, alcance, até 2033, os 100% de cobertura em nossa capital”, ratificou.

Edvaldo reiterou também que esta é a renovação de mais uma grande parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. “A gestão municipal coloca para a Deso o tratamento de água e esgoto da cidade. Aracaju representa mais de 60% do faturamento da empresa e com a manutenção deste contrato é possível, por exemplo, que a Deso mantenha sua ação em municípios mais distantes, de maneira efetiva. É uma parceria que beneficia o estado como um todo e que fico muito feliz de poder fortalecê-la”, reforçou.

De mesmo modo, o governador Belivaldo Chagas agradeceu ao prefeito Edvaldo “por acreditar na Deso”. Ele também definiu o momento como “histórico” para a empresa. “Aracaju é o maior cliente da Deso. Com este contrato tão importante para a empresa, a gente demonstra que terá condição de pagamento do financiamento que iremos fazer com o Banco do Nordeste do Brasil, no valor de R$ 220 milhões, para obras que irão melhorar a vida de milhares de sergipanos. Agradeço de coração ao prefeito Edvaldo Nogueira por esta visão, por entender que a Deso pode melhorar e continuar prestando um serviço cada vez melhor a nossa população”, enalteceu.

O governador também afirmou que a companhia tem buscado mecanismos para incrementar as ações desenvolvidas na cidade, com foco na melhoria da prestação de serviços  aos aracajuanos. “A Deso é alvo constante de reclamações pela população, mas queremos melhorar. Por isso, buscamos parceiros e estamos realizando estudos para melhorar as ações da empresa, mas sem perder a autonomia, continuando como empresa pública. Nós queremos mais qualidade na prestação dos serviços da Deso, até por conta deste novo contrato que estamos firmando. Vamos avançar muito e juntos seremos mais fortes”, assegurou.

De acordo com o diretor-presidente da Deso, Carlos Fernandes de Melo Neto, a assinatura do contrato pela Prefeitura, Governo do Estado e Deso possibilitará a captação de recursos necessários para ampliação do saneamento básico em Aracaju. Ele enfatizou que os avanços no diálogo entre gestão municipal, estadual e companhia se deram para assegurar a formalização de um contrato que vai permitir uma melhor prestação de serviços em Aracaju.

“Estamos regulamentados para operar o sistema de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na capital. Hoje Aracaju conta com 100% de cobertura de abastecimento e 60% de tratamento de esgoto. Com obras já em andamento e investimentos de mais de R$ 200 milhões a executar, a ideia é que alcance 90% de cobertura de esgoto. Para que os trabalhos continuassem avançando, precisávamos regulamentar contratualmente com a Prefeitura e o fazemos assinando este convênio. Agradecemos ao prefeito e ao governador pelo esforço empenhado nos últimos meses para celebração de um convênio que viabilizará novos recursos para investimento na capital”, frisou Carlos Melo.

O presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, salientou que, além de estabelecer mecanismos para a melhoria contínua da prestação de serviços na capital, o convênio permite uma atuação “mais incisiva do município com relação à companhia”. “Inclusive sobre a melhora da recuperação do pavimento da cidade. Estamos em um momento importante, tanto para a Deso, porque a gestão de Aracaju é o ativo mais importante que a empresa tem, quanto para o município, porque vamos começar a verificar de maneira mais intensa o atendimento da universalização de água e esgoto” reiterou.

No ato, o governador e o prefeito foram homenageados pelos servidores da Deso. Eles receberam uma placa que reconhece o empenho e os esforços dos gestores em favor da qualidade de vida da população.

Contrato
O Contrato de Programa de Aracaju visa a garantia  da captação de recursos e a prestação de serviços pela Companhia de Saneamento de Sergipe. Através da previsão de metas transparentes, da definição de indicadores de qualidade, de uma regulação bem estruturada e da participação social no monitoramento da execução da prestação do serviço, o documento referenda o compromisso conjunto do Governo de Sergipe e da Prefeitura de Aracaju com a ampliação da oferta dos serviços de água e esgoto na capital e com o estabelecimento de mecanismos de governança que garantam a melhoria contínua da eficiência na prestação dos serviços de saneamento.

Com a formalização do convênio fica assegurada a possibilidade de captação dos recursos necessários, seja pelo Estado, seja pela Deso, para a melhoria e para expansão dos serviços de saneamento na capital sergipana.

Acompanharam a assinatura do convênio os deputados federais Fábio Mitidieri, João Daniel, o deputado estadual Garibalde Mendonça e os vereadores pastor Alves e Américo de Deus.


Notícias Indicadas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Prefeitura mantém IPTU congelado em 2026 e publica calendário oficial de pagamento

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Clínica de saúde ComfortClin amplia oferta de serviços e lança check-up acessível em Aracaju

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação