Aracaju (SE), 17 de janeiro de 2026
POR: Amália Roeder
Fonte: Boxx Assessoria, Marketing e Comunicação
Em: 15/01/2020 às 08:00
Pub.: 15 de janeiro de 2020

Nova gestão do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher será empossada nesta sexta-feira, 17/1

Com cadeira desde 2013, a Universidade Tiradentes é reconduzida pela quarta vez consecutiva.

Nova gestão do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher será empossada nesta sexta-feira, 17/1 (Foto: Via Boxx Assessoria, Marketing e Comunicação)

Nova gestão do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher será empossada nesta sexta-feira, 17/1 (Foto: Via Boxx Assessoria, Marketing e Comunicação)

A Universidade Tiradentes é uma das 11 entidades que ocuparão cadeira no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Sergipe (CEDM/SE). A assembleia que elegeu representantes de organizações da sociedade civil, instituições de ensino e entidades de classe, para o biênio 2020-2022, aconteceu na sexta-feira, 10, em Aracaju(SE).

Será a quarta vez consecutiva que a Unit irá cooperar nos processos, ações e elaboração de políticas públicas que dizem respeito às mulheres. A primeira atuação da instituição foi em dezembro de 2013, tendo sido representada pelas professoras Grasielle Borges Vieira de Carvalho (titular) e Acácia Lelis, como suplente até 2017. Em 2018 teve como suplente a professora Tatiana Socorro. Atualmente a instituição é representada pelas professoras Grasielle Borges Vieira de Carvalho e Samyle Regina Matos de Oliveira. 

“A Unit participa e contribui com as discussões e deliberações, desenvolvendo no meio universitário uma formação humanizada e crítica, pautada no respeito e na demonstração de compromisso com as relevantes demandas suscitadas nas reuniões do Conselho”, explicou a Prof. Msc Samyle Oliveira, coordenadora do curso de Direito campus Propriá.

Com experiência em projetos de pesquisas sobre o sistema penitenciário brasileiro, bem como nas áreas de políticas públicas e controles democráticos, política criminal e penitenciária e direitos humanos, Samyle Oliveira explica que a Unit acompanha e fortalece as ações e projetos voltados para as mulheres por meio do Grupo de Pesquisa Gênero, Família e Violência CNPq/Unit.

“A Unit contribui no meio acadêmico com diversas frentes, como pesquisas científicas envolvendo a temática “mulher/ gênero”, trabalhos de extensão, articulações com entidades, cursos e capacitações, eventos, audiências públicas, dentre outras ações.  Nas reuniões do Conselho, a UNIT contribui com as discussões para elaboração de políticas públicas que visem à garantia dos direitos da mulher”, concluiu.

A solenidade de posse será realizada na sexta-feira, 17, às 9h, no auditório da Secretaria Estadual de Assistência, Inclusão e Trabalho (SEIT).

Biênio 2020-2022
As entidades habilitadas que farão parte do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Sergipe (CEDM/SE), por categoria, são Ong Ágatha, Associação Casamor, Federação Dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Sergipe – Fetase,  Instituto Brasileiro de Direito de Família – Ibdfam,  Movimento De Lésbicas De Sergipe – Mols,  Associação Brasileira de Psicologia Social – Abrapso e  Movimento de Mulheres Camponesas como representantes da sociedade civil organizada. Entre as entidades de classe foram eleitas Ordem Dos Advogados Do Brasil – OAB/SE, Conselho Regional de Psicologia – CRP/SE. Como representantes dos Núcleos e/ou Grupos de Estudos e Pesquisas de Gênero de Instituições de Ensino Superior integram o próximo biênio, Universidade Tiradentes, Universidade Federal de Sergipe.

CEDM
O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, tem o objetivo de acompanhar e fortalecer ações e projetos voltados para as mulheres, com intuito de alcançar a igualdade de gênero, bem como ampliar e possibilitar a participação efetiva dos cidadãos nos processos de decisão, entendendo ser um dos instrumentos importantes de representatividade da sociedade. O CEDM no âmbito estadual pertence a Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho (SEIDH).


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação