12 de dezembro de 2019
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 12/12/2019 às 00h00

Governo leva Unidade Móvel com testes rápidos de IST´s a interior do Estado


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os municípios, no mês Dezembro Vermelho, período voltado à sensibilização da população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), está intensificando ações voltadas às realizações de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.


Governo leva Unidade Móvel com testes rápidos de IST´s a interior do Estado (Foto: SES/SE)

Governo leva Unidade Móvel com testes rápidos de IST´s a interior do Estado (Foto: SES/SE)


Por meio da Unidade Móvel Fique Sabendo, a SES, neste mês, já passou por Propriá, onde foram realizados 200 testes, em 50 pessoas, com um reagente para Sífilis; em São Cristóvão, com 400 testes e nenhum reagente e em Nossa Senhora do Socorro, onde 43 pessoas passaram pelo processo de testagem das quatro ISTs, totalizando 172 testes. Destes, um deu reagente para Sífilis.


As ações continuam, assim, serão realizados testes rápidos nesta sexta-feira, 13, em Carmópolis, onde a unidade móvel ficará estacionada na Praça Poeta José Sampaio. Na próxima segunda, 16, retornará ao município de Nossa Senhora do Socorro. No dia 18, quarta-feira, irá a Itabaiana, onde ficará na feira principal, próximo ao mercadão. Na quinta, 19, estará  em Nossa Senhora das Dores. A realização dos testes, em todos os municípios, serão das 8h às 13h.


Destacando a importância da intensificação na campanha, o gerente do Programa IST/Aids, Almir Santana, salienta que a Unidade Móvel vai aos municípios  e circula pela capital durante todo o ano, no entanto, em dezembro há uma mobilização maior. “No mês de dezembro, estamos intensificando, no sentido de levar o teste para onde as pessoas estão,  incentivamos os municípios e fazemos as ações em parceria. Estamos realizando os testes nos municípios que solicitaram nossa parceria.


O médico, ainda destaca a necessidade do diagnóstico precoce para a qualidade de vida, e incentiva a população a aderir às ações, a realizar os testes e, principalmente, a se prevenir. “Descobrir no início da IST é  extremamente importante para qualidade vida das pessoas, então quanto mais cedo, melhor será. Considero que o aconselhamento é tão importante quanto os testes, no aconselhamento as pessoas são orientadas independentemente se for reagente ou não. Quando a pessoa não tem IST,  é estimulada a continuar na prevenção. Além disso, mostramos que existe a janela imunológica, que é o período mínimo de trinta dias para o exame dar reagente. Se for positivo para algumas das infecções, realizamos o encaminhamento”, disse, Almir Santana.


Fiquem atentos aos dados
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), nos últimos cinco anos, Sergipe contabilizou 1.576 casos de Aids (doença desenvolvida). O número é expressivo em uma época em que as autoridades sanitárias do país e do Estado insistem em orientar a população para a prevenção das doenças e infecções. Dos 1.576 casos registrados de 2015 até este ano, os homens respondem por 1.112, o equivalente a mais de dois terços do total. As mulheres somam 464 e no bojo das ocorrências, quatro crianças, dois meninos e duas meninas, têm a infecção.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação