FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: Aldaci de Souza
Fonte: Rede Alese
Em: 16/09/2019
Pub.: 17 de setembro de 2019

Reitor comemora conquistas da UFS ao receber Título

“Em momentos difíceis como esse, de uma crise política, uma crise econômica, onde as universidades são alvos, sem dúvidas é uma alegria muito grande receber essa homenagem”. A afirmação é do professor-mestre-doutor e reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Roberto Antoniolli, ao receber o Título de Cidadania Sergipana na tarde desta segunda-feira, 16 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe e comemorar conquistas a exemplo do segundo lugar nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), primeiro lugar na área de Saúde e em 4º em todas as áreas. A propositura é do ex-deputado Venâncio Fonseca.

Reitor comemora conquistas da UFS ao receber Título (Foto: Jadilson Simões/ Rede Alese)

Reitor comemora conquistas da UFS ao receber Título (Foto: Jadilson Simões/ Rede Alese)

Paulista da cidade de Itapeva, Ângelo Antoniolli está em Sergipe há mais de 25 anos, foi criado na cidade de Pariquera-Açu. Filho de Luiz Antoniolli e de d. Zoé Proença Antoniolli, possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (1994). Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Produtos Naturais.

Foi o mentor e o primeiro coordenador do curso de Farmácia, criado em 2001 e atualmente é Professor Titular e Reitor da Universidade Federal de Sergipe, atuando também como Professor Orientador nos Doutorados da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) e em Ciências da Saúde; e como docente do Mestrado em Ciências Farmacêuticas.

Tem um filho biológico, o Vinicius, de 28 anos, e duas filhas da sua companheira Neide (Sane e Sara).

Emoção
O reitor da UFS disse estar enfrentando toda a adversidade com muito trabalho.

“Num momento como esse, receber o Título de Cidadania Sergipana pra nós é um orgulho muito grande e eu estou muito feliz e muito emocionado. Confesso que já me sinto sergipano há muito tempo e hoje é uma alegria muito grande: ser considerado sergipano pelos sergipanos”, afirma lembrando que já se sentia como filho da terra por ter sido recebido tão bem e que deve tudo o que tem e o que é à universidade pública.

Ranking
O homenageado destacou que a Universidade Federal de Sergipe obteve o segundo lugar nacional em aprovação nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“Para nós do estado de Sergipe e da Universidade Federal de Sergipe já enche de orgulho, já é motivo de muita alegria e agora a empresa Clarivate Analytics, do Web of Science Group fez um levantamento à pedido da nova presidência da Capes, da ciência brasileira. Foi feita uma análise de todas as universidades brasileiras, todas as áreas, sejam elas públicas ou privadas, aonde estuda o fator de impacto, as revistas internacionais publicadas pelas universidades brasileiras”, explica.

O reitor acrescentou que para a sua surpresa, a Universidade Federal de Sergipe ficou em 4º lugar em nível nacional, da importância do impacto das revistas.

“É um destaque fantástico. O mais surpreendente é que após dividir em cinco áreas, na área da saúde, a Universidade Federal de Sergipe ficou com o melhor índice de impacto nacional, em primeiro lugar, motivo de muito orgulho e muita satisfação. Em quarto lugar nacional em todas as áreas e em primeiro lugar na área da saúde”, comemora.

Reconhecimento
Para Ângelo Antoniolli, esse resultado mostra que a UFS está no caminho certo. “Isso quando ela vai buscar sua identidade com o seu povo, quando vai buscar entender e fazer parte da solução do problemas. É com muita satisfação que estamos vindo para a Assembleia receber esse título e comprovar que quando acreditamos nessa gente, no trabalho e nas coisas que estão aqui, isso nos enche de orgulho e de satisfação. A Assembleia coroa com êxito esse reconhecimento por meio do ex-deputado Venâncio Fonseca, cuja homenagem será apresentada pelo deputado Georgeo Passos”, complementa.

Discurso
A leitura do discurso foi feita pelo deputado Georgeo Passos em nome do ex-deputado Venâncio Fonseca.  Ele lembrou que, como vice-reitor, Antoniolli impulsionou a criação do Campus da UFS em Lagarto e como reitor, criou o Centro de Simulações e Práticas, um referencial para a formação em Saúde no estado e no país; criou o Campus do Sertão em Nossa Senhora da Glória.

‘O reitor da UFS é um grande entusiasta da integração da universidade com a sociedade, do diálogo e das parcerias. Segundo ele, toda a ciência desenvolvida nos laboratórios e nas salas de aula, deve estar voltada para um único fim:melhorar a vida das pessoas”, diz Georgeo Passos completando que o professor Ângelo se considera alguém afeito ao diálogo, que gosta de conviver com os diferentes, em todas as estruturas sociais.

Mesa
A Sessão foi presidida pelo deputado Jefferson Andrade (PSD) compondo a Mesa juntamente com a governadora de Sergipe, Eliane Aquino, o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Osório Ramos, o secretário de Estado da Educação e ex-reitor da UFS, Josué dos Passos Subrinho, a secretária municipal de Educação Cecília Leite, o ex-governador Jackson Barreto e a vice-reitora da UFS, a professora-doutora Iara Maria Campelo.

No plenário e nas galerias, os deputados Luciano Pimentel (PSB), Georgeo Passos (Cidadania), Adailton Martins (PSD), Diná Almeida (PODE), Maria Mendonça (PSDB); autoridades, familiares, amigos, professores e servidores da UFS.

O deputado Jefferson Andrade lembrou que foi aluno da UFS e agradeceu em nome da presidência da Alese. “Fico emocionado e agradecido porque o senhor escolheu Sergipe para viver e em nome da presidência desta Casa eu agradeço pelo crescimento da nossa universidade que tem formado principalmente alunos das classes menos favorecidas”, diz enfatizando a importância do Campus do Sertão.


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação