Aracaju (SE), 16 de janeiro de 2026
POR: SSP/SE
Fonte: SSP/SE
Em: 15/07/2019 às 10:52
Pub.: 15 de julho de 2019

Sergipe é o segundo estado com maior redução no número de homicídios dolosos no país em 2019, diz Monitor de Violência do G1

A redução também continua sendo registrada nos primeiros dias do segundo semestre.

Sergipe é o segundo estado com maior redução no número de homicídios dolosos no país em 2019, diz Monitor de Violência do G1 (Imagem: SSP/SE)

Sergipe é o segundo estado com maior redução no número de homicídios dolosos no país em 2019, diz Monitor de Violência do G1 (Imagem: SSP/SE)

As constantes reduções no número de homicídios registrados em Sergipe continua sendo destaque nacionalmente. Em matéria publicada pelo G1, o estado aparece com uma redução maior a 30% em comparativo entre os cinco primeiros meses do ano passado e de 2019. O índice de redução é maior do que o dado nacional, que foi de uma queda de 22% na incidência desse crime.

A redução foi publicada na seção Monitor de Violência, uma parceria entre o portal de notícias com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Nele, Sergipe e Ceará aparecem como os estados de maior redução na incidência desse crime.

O secretário da Segurança Pública de Sergipe, João Eloy, destacou que a integração entre as instituições que formam a SSP é fundamental para essa redução, que além do levantamento feito pelo G1 referente aos cinco primeiros meses deste ano, prosseguiu também para junho e continuou em julho.

"A tendência de queda verificada nos primeiros cinco meses do ano se mantém em junho e julho. O esforço feito por nossos policiais, peritos e bombeiros e o planejamento colocado em prática tem apresentado resultados muito positivos para a população de Sergipe. O impacto na capital é muito. Para se ter uma ideia, nós estamos desde o dia 05 de julho sem nenhuma ocorrência de homicídios dolosos em Aracaju. É um período sem esse tipo de ocorrência que não registramos há muitos anos", explicou.

O foco no controle do sistema prisional também contribuiu na redução nos casos de homicídios, como citou o secretário de Justiça e Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto. “Ceará e Sergipe são exemplos de estados que estabilizaram o sistema prisional. O sistema [prisional] passou a ser controlado pelas administrações penitenciárias, e isso teve um reflexo claro na redução dos homicídios dolosos em estados como Sergipe e Ceará”, concluiu.


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação