22 de fevereiro de 2019
POR: Adson Santana
Fonte: Portal Infonet
Em: 21/02/2019 às 10h31

Sensação térmica em Sergipe bate 40º e calor deve continuar até abril


Depois de vários dias de calor intenso, Aracaju teve uma manhã chuvosa nesta quinta-feira, 21, porém mesmo com eventuais quedas das águas, de acordo com meteorologista, Overland Amaral, a população do capital e interior do Estado terá dias de calor intenso até abril.


Altas de temperatura permanecerá até pouco mais de abril (Foto ilustrativa: Pixabay)

Altas de temperatura permanecerá até pouco mais de abril (Foto ilustrativa: Pixabay)


Segundo o meteorologista, a sensação térmica no Estado já chegou até a 40º este mês. A explicação é apoiada devido à posição do sol, por ser Verão, a alta insolação e a grande tensão de vapor que envolve a terra que contribui para o tão conhecido Efeito Estufa.


Para Overland, o calor fica retido na terra, por conta dessa camada de vapor. “Por isso que sentimos o que é chamado popularmente de mormaço. O Efeito Estufa é um processo benéfico, porém mesmo com o calor intenso há incidências de chuvas de Verão”, explica.


No litoral há uma maior retenção de calor do que o interior, pois a carga de vapor, por a área litorânea estar mais próxima do mar, é maior. Sendo assim, há a elevação das mínimas temperaturas e das máximas. “Quanto mais próximo do mar, mais água é evaporada, por isso que na madrugada o valor permanece, tem vezes que acordamos suados, pois até as temperaturas mínimas estão insuportáveis”, revela o meteorologista.


O forte calor deve prosseguir até abril, mas as chuvas devem aparecer. Com isso, é importante tomar maior cuidado com a exposição solar. Medidas como o uso de protetor solar e o consumo de água devem ser tomadas.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação