FLUTUANTE TOPO 750 x 500
Aracaju (SE), 30 de janeiro de 2026
POR: Dinah Menezes
Fonte: CBM/SE
Em: 31/01/2020 às 15:09
Pub.: 03 de fevereiro de 2020

Bombeiros salvam a vida de bebê no quartel de Aracaju

Mais uma história teve um final feliz por conta da ação dos bombeiros. Na tarde da última quarta-feira, dia 29, uma família adentrou o Quartel Central do Corpo de Bombeiros, na rua Siriri, Centro de Aracaju, em desespero com um bebê de dez meses em parada respiratória. Depois dos primeiros socorros realizados pelos militares, a criança voltou a respirar e foi encaminhada ao hospital na ambulância da corporação.

Bombeiros salvam a vida de bebê no quartel de Aracaju (Foto: CBM/SE)

Bombeiros salvam a vida de bebê no quartel de Aracaju (Foto: CBM/SE)

Segundo o pai, Claiton Cardoso, a família estava nas imediações do centro da cidade quando a criança teve uma convulsão, por conta da febre. “Ela começou a revirar os olhos, ter espasmos, ficou sem respirar, roxinha. Um rapaz viu nosso desespero e se dispôs a nos levar. Populares disseram para levar para o bombeiro e nós fomos”, disse.

A mãe, Luciana Bomfim, conta como foi a chegada no quartel. “A gente chegou gritando. Eu estava em pânico com minha outra filha de 11 anos. Foram momentos de terror. Os bombeiros fizeram os procedimentos e ela e foi voltando a cor, um alívio. Foi o que salvou minha filha. Coma ajuda de imediato foi que ela voltou a reagir. Eu pensei que tinha perdido ela. Eu só tenho a agradecer, que Deus os abençoe, porque senão fossem eles eu não sabia o que fazer”, recordou.

O pai da menina lembra ainda que os cuidados dos bombeiros foram além do atendimento da criança. “Teve ainda o acolhimento da família. Minha esposa e minha enteada estavam desesperadas. Enquanto uma equipe estava com a minha bebê, outra equipe estava acalmando as duas. Isso fez muita diferença, com certeza. Eu só tenho a agradecer do fundo do meu coração o atendimento e o suporte que eles deram”, afirmou.

“Nós identificamos que ela estava sem respirar, com as extremidades cianóticas (arroxeadas). Realizamos todos os procedimentos e ela voltou a respirar, começou a tossir, abriu o olho”, contou a sargento Roberta Amora, que participou desse atendimento inicial.

A sargento Márcia Adriana, que estava saindo do quartel após o seu expediente administrativo, viu a situação e auxiliou os colegas no atendimento. “A gente se envolve. A satisfação de ter feito algo assim não tem preço. A missão foi cumprida e o resultado não podia ter sido melhor”, contou.

A ambulância do Corpo de Bombeiros, que estava numa prevenção, foi acionada chegando logo na sequência e fez a condução para hospital. “Colocamos ela dentro da ambulância e fomos verificando os sinais vitais durante o caminho. Respiração, pulso, fizemos alguns estímulos. Chegamos rápido ao hospital que era próximo, entramos direto enquanto o pai fazia a ficha e passamos para o médico toda a situação”, explicou a sargento Gilvaneide de Oliveira.

Orientações sobre convulsões– Os sinais para que seja identificada uma convulsão são movimentos oculares rápidos, secreção na boca e espasmos. “Diante desse quadro, os primeiros socorros indicados são lateralizar a pessoa, seja criança ou adulto, para evitar a obstrução das vias aéreas por conta da secreção e proteger a cabeça. Abrir a boca no sentido de retirar esse excesso de secreção, de saliva. Depois que passar a convulsão, verificar respiração e pulso. Olhar nariz e boca para ver se nada está obstruindo, olhar para o peito e barriga para ver se há movimento respiratório. E se a criança respira, o coração está batendo. Depois é seguir para o hospital”, concluiu a sargento Márcia.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação