03 de julho de 2019
POR: Daniel Rezende
Fonte: Portal Infonet
Em: 03/07/2019 às 10h39

Bombeiros alertam para medidas contra incêndios em condomínios


A importância da adoção de medidas de segurança contra incêndios é alvo de discussão na manhã desta quarta-feira, 3, em seminário promovido pelo Corpo de Bombeiros Militares de Sergipe e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento ocorre em um hotel da Orla de Atalaia e destaca pontos tais como as medidas necessárias para se evitar a provocação de incêndios em condomínios. Para a discussão, estão presentes síndicos, arquitetos, engenheiros e estudantes.


O evento prossegue durante o restante da manhã com novas palestras (Foto: Portal Infonet)

O evento prossegue durante o restante da manhã com novas palestras (Foto: Portal Infonet)


A síndica Carla Vitória explica que atua na função há doze anos em um condomínio localizado na zona sul de Aracaju e que reconhece a importância das medidas de proteção e pretende levar novas informações aos seus condôminos. “Eu avisei que estava vindo pra cá e tudo que tiver de novo levarei. Sempre que há algum tipo de incêndio eu jogo pro nosso grupo e fica até parecendo terrorismo, mas não é. A gente precisa informar para as pessoas entenderem que é perigoso”, conta a síndica.


Carla também reclama que há uma falta de contato dos Bombeiros com a comunidade que reside em condomínios. “Enquanto síndicos, não temos muito contato com o Corpo de Bombeiros. Há muitos que não conhecem nem mesmo as exigências da corporação. É muito importante (o diálogo) porque temos visto uma grande quantidade de incêndios acontecendo aqui em Aracaju”, diz.


Primeiro palestrante do dia, com o tema “Desafio das atividades de vistoria e análise do Corpo de Bombeiros”, capitão André Melo afirma que o evento ocorre justamente para suprir essa ausência e tem por intuito a aproximação da Corporação às entidades e lideranças. “O objetivo é justamente preencher esta lacuna e deixar o canal aberto para que os responsáveis das edificações procurem, no caso de qualquer dúvida, os analistas e entendam o porquê de alguns métodos serem exigidos.”, ressalta.


Segundo o capitão, as estatísticas apontam para casos de curtos-circuitos como os maiores geradores de incêndios em condomínios na capital. “A maioria dos incêndios, segundo dados da perícia, provêm de fenômenos termoelétricos, que são curtos-circuitos em ares-condicionados, geladeiras, micro-ondas, geralmente em máquinas térmicas.”, indica André Melo, que alerta: “É sempre necessária a realização de manutenção na parte elétrica dos condomínios”, conclui.


O evento prossegue durante o restante da manhã com as palestras “Regularização das empresas de baixo risco”, ministrada também pelo capitão Felipe Melo, e ‘O efeito das chamas em estruturas de concreto armado’, coordenada pelo engenheiro civil Leonardo Medina Rosário.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação