FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 02 de fevereiro de 2026
POR: Karla Pinheiro
Fonte: Portal Infonet
Em: 06/06/2019 às 14:50
Pub.: 07 de junho de 2019

Aracaju possui mais de 30 abatedouros clandestinos de aves

O Ministério Público de Sergipe (MPE) realizou na manhã desta quinta-feira, 6, uma reunião com produtores de frango, representantes da Emdagro e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). No encontro foi iniciada as tratativas para ajustar a comercialização de frango nas feiras livres e mercados da capital, que ainda é vendido in natura, quando tem que ser vendido refrigerado.

Uma nova audiência será marcada para ajustar a venda de frango na capital (Foto: Portal Infonet)

Uma nova audiência será marcada para ajustar a venda de frango na capital (Foto: Portal Infonet)

“O MPE está desenvolvendo essas atividades com relação a comercialização de produtos de origem animal em feiras livres e mercados. Esses produtos têm que estar resfriado de acordo com a legislação sanitária. Diante disso, já iniciamos a regulamentação da venda da carne, dos pescados, e agora estamos fazendo com as aves”, explica dra. Euza Missano, promotora de justiça da Promotoria dos Direitos de Defesa do Consumidor.

A promotora diz que o comércio de aves, em especial de frango, é mais extenso e que há clandestinidade em relação ao abate. Pelo que foi dito pelos presentes, só em Aracaju existem de 30 a 50 abatedouros clandestinos. “Já existe uma ação civil pública movida pelo MPE com determinação de fechamento de muitos deles, mas infelizmente como o frango é um animal de pequeno porte, muitas vezes é abatido dentro de casa e o próprio morador comercializa, infelizmente esse fato existe, mas é fomentado porque a população ainda procura esse tipo de abate, então a gente pede a colaboração, porque essa é uma questão de saúde pública. O MPE está cuidando da saúde da população, então a gente pede a participação da sociedade no sentido de coibir esse tipo de prática”, ressalta.

Uma audiência pública será marcada com a Vigilância Sanitária, Emdagro, Emsurb e com os representantes dos frigoríficos para firmar um ajuste, através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no sentido de que esses frigoríficos atendam a produção de Aracaju e comecem a disponibilizar o frango já refrigerado.

“Dentro de muito breve só teremos nas feiras livres, mercados, supermercados e açougues o frango refrigerado, fora dessa condição no município de Aracaju a fiscalização irá adotar as providências pertinentes. Os representantes dos dois frigoríficos regulamentados nos deram a certeza e a segurança de que os dois frigoríficos de abate de frango conseguem abater e dar conta de toda produção de Aracaju, e gradativamente já há a possibilidade de conseguir isso para todo Estado”, esclarece a promotora que lembra a população que os produtos têm que estar refrigerados, e não podem mais ser vendidos em bancas in natura, sem a refrigeração adequada causando dano a saúde do consumidor.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação