04 de julho de 2019
POR: Ferreira Filho
Fonte: Ferreira Filho
Em: 04/07/2019 às 08h46

Que gás é esse?



Quinta-feira, 04 de julho de 2019


Imagem ilustrativa: reprodução/O Estado de São Paulo

Imagem ilustrativa: reprodução/O Estado de São Paulo

Que gás é esse?


Confesso que estou bem animado com o estouro econômico que vem sendo anunciado pelo governo diante da descoberta da Petrobrás em solo sergipano. Mas, espere aí! Nós estamos preparados para o mercado desse setor? Em quanto tempo sentiremos os reflexos na economia efetivamente?


Se depender da geração de expectativa promovida pelos anúncios já estamos muito bem. Acabou a crise. Só que a "banda" não toca assim. A própria assessoria da Petrobrás tem sido bem cautelosa na comunicação do fato. Fala pouco e estuda mais.


O otimismo para quem se encontra no governo é bem salutar e estimulante, todavia, a proporção da geração de expectativa deve ser gradual, pois, da forma como estamos acompanhando, parece que os cofres já estão abarrotados pela receita derivada do gás.


Tomara que seja logo, mas, o filme não pode ser semelhante ao anúncio da descoberta do Pré-sal feito no governo Lula, e que até hoje não se fala em qualquer centavo de receita dessa extração. Aliás, nem se fala mais de pré-sal tanto assim.
Que tenhamos muito "gás" para ver consolidada essa expansão econômica! Vamos na fé!



Vaga no TCE
O Tribunal de Contas do Estado julgaria nesta quinta-feira (03) embargos apresentados pelo conselheiro Clóvis Barbosa, no qual sugere que em caso da anulação da aposentadoria do ex-conselheiro Flávio Conceição, quem deixaria a corte seria a conselheira Angélica Guimarães. O julgamento foi suspenso porque uma das partes não foi citada sobre o julgamento dos embargos, que foi adiado para a quinta-feira (19). Em seus embargos, o conselheiro Clóvis Barbosa alega que a sua colega Angélica Guimarães foi a última a integrar a corte do TCE e que ele já estava ocupando o cargo por mais de dez anos e não seria atingido em caso da anulação. Quanto ao julgamento da anulação da aposentadoria do ex-conselheiros Flávio Conceição, ainda não há data prevista para julgamento pelo TCE, em razão da complexidade do processo.



19 Milhões
O prefeito Edvaldo Nogueira e o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal em Sergipe, Diego Carraro, assinaram na tarde desta quarta-feira, 3, o documento que autoriza a Prefeitura a acessar um financiamento, no valor de R$ 19 milhões, para modernização administrativa. A formalização do contrato ocorreu no gabinete do gestor municipal, com a presença de representantes da Caixa e do secretário Municipal da Fazenda, Jeferson Passos. De origem do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), o recurso servirá para subsidiar projetos de investimento para a melhoria da administração das receitas e da gestão fiscal, financeira e patrimonial de Aracaju, no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros – PNAFM.



Dengue
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) mobilizou as coordenações de Vigilâncias em Saúde dos 75 municípios sergipanos a fim de discutir os números da Dengue, as ações de prevenção, como também alinhar fluxos e estratégias para conter o avanço da doença que continua registrando novos casos.


Dengue II
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da SES, Mércia Feitosa, o panorama atual para a Dengue no estado de Sergipe registra 3661 casos notificados, 750 confirmados, seis óbitos confirmados e dois em investigação. Dos 75 municípios apenas 10 não têm nenhum registro de casos suspeito. Em comparação com o ano anterior, 2019 já ultrapassou, em seis meses, o número total de registros que totalizou, em 2018, 549 casos confirmados.



Aposentadoria
As regras para as aposentadorias dos policiais que atuam na esfera federal serão mantidas. As categorias, que incluem policiais federais e legislativos, se aposentarão aos 55 anos de idade, com 30 anos de contribuição e 25 anos de exercício efetivo na carreira, independentemente de distinção de sexo.A manutenção das condições consta do novo voto do relator da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). Antes do início da sessão, que começou com sete horas de atraso, líderes partidárias haviam anunciado um acordo para reduzir para 52 anos para mulheres e 53 anos para homens, a idade mínima de aposentadoria para os policiais em nível federal.



Operação Canaã
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 4, a Operação ‘Nova Canaã’ com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que faz uso de uma associação sem fins lucrativos para fomentar a invasão e a venda de terrenos públicos pertencentes à União, localizados no assentamento Nova Canaã, no município de Pirambu/SE.



Imagem ilustrativa: reprodução/O Estado de São Paulo
Contato: ferreirappa@gmail.com/Zap: 79 9 9987 2966
Mais Colunas

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação