16 de maio de 2019
POR: Ferreira Filho
Fonte: Ferreira Filho
Em: 15/05/2019 às 21h22

Esperando junho chegar



Quinta-feira, 16 de maio de 2019


Santos juninos - Imagem de arquivo: shutterstock

Santos juninos - Imagem de arquivo: shutterstock

Sergipe sem calamidade!


O governador Belivaldo Chagas tem declarado que existe uma luz de esperança para ajustar as contas do estado, e com isso retomar algumas obras que precisam ser finalizadas, e outras que necessitam ser feitas.


Embora tenha "mal dito" que Sergipe poderia decretar "estado de calamidade" meses atrás, o governador afirma que exercitou apenas sua sinceridade, enquanto muitos outros entendem que houve muita precipitação, provocando dúvidas em quem naquele momento pensava em investir por aqui.


A esperança declarada pelo "Galeguinho" revela uma dependência grande do Palácio do Planalto, considerando que muita grana para Sergipe está por lá, e depende da vontade política do presidente Bolsonaro para sua liberação.


Outro caminho de capitalização anunciado passa pela venda de ações do Banese, e também de operações financeiras que estão em tratativas com o Banco do Brasil e Banco do Nordeste. As duas últimas, depois de conclusas as negociações, dependem da aprovação da Assembleia Legislativa.


De fato, os estados estão atravessando muita dificuldade financeira, e precisam apertar o cinto, fazer o dever de casa, e investir com muita perícia nas prioridades, sem comprometer o pagamento da folha de pessoal, que já está sendo pago em duas datas, sem previsão que seja unificado todos para dentro do mês. Permanecerá por um longo tempo assim.


Belivaldo tem buscado ter a gestão em suas mãos, de forma centralizada para algumas decisões, devendo ter o cuidado para não retardar o andamento dos serviços que requerem agilidade nas providências. Junho foi o mês anunciado pelo governador para conhecermos seu planejamento estratégico de gestão pelos próximos anos. Aguardemos então.



Não se meta
O projeto de lei apresentado pelo Ministério Público Estadual (MPE), extinguindo cargos efetivos e criando cargos comissionados, causou muitas discussões entre os deputados estaduais na sessão desta quarta-feira (15). O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Francisco Gualberto (PT), que foi o relator, votou favorável ao projeto, mas voltou a criticar as tentativas de interferências de outros poderes no parlamento estadual.


Não se meta II
Mesmo favorável ao projeto de lei, Francisco Gualberto lembrou que o Ministério Público Estadual vem tentando impor regras incabíveis ao mandato dos parlamentares, principalmente no que diz respeito ao quadro de assessores que atuam no interior do Estado. “Não concordo com o fato de o Ministério Público dizer como é que os assessores de um deputado devem trabalhar. Do gabinete, nenhum deputado consegue fazer seu mandato. Seria melhor entrar na justiça e pedir a anulação de todos os assessores, colocando somente técnicos aqui”, expôs Gualberto.



Imposto de Renda
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) emitiu parecer favorável a Projeto de Lei    que estabelece benefícios fiscais para o contribuinte do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) que possua dependentes portadores de doença rara. A propositura, de autoria do senador Flávio Arns (Rede-PR), está sob análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).



Vôos para Salvador
A Azul Linhas Aéreas disponibiliza no seu site de vendas os novos voos diários Aracaju/Salvador e Salvador/Aracaju que estarão disponíveis a partir de julho. Esses voos são o resultado de negociações do Governo de Sergipe com a companhia aérea que recebeu redução no ICMS do querosene de aviação, cuja alíquota foi diminuída pelo governo de 18% para 12%



Forró pra Baiano
Trio pé de serra, artesanato, culinária e apresentações artísticas. Esses e muitos outros atrativos sergipanos serão divulgados no período de 22 a 26 de maio, no Shopping da Bahia, em Salvador. A ação é realizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e funcionará em um estande 100 m² instalado dentro do centro comercial, localizado de forma estratégica no bairro Caminho das Árvores. A iniciativa de marketing visa promover o estado como destino junino e potencializar a divulgação dos atrativos turísticos.



Plano de Saúde
Casos de urgência e emergência de beneficiários de planos de saúde podem ficar fora dos prazos de carência. A mudança está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 502/2017, aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (15). A iniciativa, da senadora Rose de Freitas (Pode-ES), também reduz para 120 dias o período de carência nas internações hospitalares.



Votação aberta
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem (15) o relatório da senadora Juiza Selma (PSL – MT) sobre o projeto de resolução PRS 57/2015 que altera o Regimento Interno da Casa para que votações sobre manutenção de prisão de parlamentar sejam abertas.


 


Santos juninos - Imagem de arquivo: shutterstock
Contato: ferreirappa@gmail.com/Zap: 79 9 9987 2966
Mais Colunas

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco