Aracaju (SE), 20 de outubro de 2020
POR: Marcio Rocha
Fonte: Marcio Rocha
Em: 05/10/2020 às 09h19
Pub.: 05 de outubro de 2020

A acertada decisão do Avança Sergipe :: Por Marcio Rocha


Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Quando o programa “Avança Sergipe” foi anunciado pelo Governo do Estado, confesso que não esperava uma monta de investimentos tão significativa quanto os 1.2 bilhão de reais apresentados. Esses recursos serão fundamentais para que Sergipe, que se encontra num atoleiro econômico provocado pela pandemia, possa ter tração suficiente para sair e acelerar com rápida capacidade de atingir velocidade de cruzeiro. O programa beneficiará toda a cadeia produtiva do estado, com investimentos compatíveis para cada área. Entretanto, a maior parte dos recursos para as obras públicas são fundamentais para que todo o contexto econômico de nosso estado apresente um real avanço.


O investimento imediato de R$ 1 em uma empresa do setor de construção civil pode ser converter numa cifra três a quatro vezes potencializado, pois os recursos passam a se multiplicar quando são aplicados de forma distributiva, investidos na compra de materiais, na contratação de pessoal e sua difusão entre os estabelecimentos do comércio, trabalhadores e no próprio retorno em formato de impostos para o governo. Essa é uma relação de ganha-ganha que se torna um moto-contínuo do progresso econômico. 


Os recursos que serão investidos nas empresas da construção civil movimentarão todos os outros setores da economia. Comércio com as compras, indústria com a produção e pessoas com o emprego, voltando para o mercado de consumo. A economia local irá se retroalimentar com a aceleração do setor, pois encadeará tudo em um círculo virtuoso de alta positividade. O momento de Sergipe avançar é agora. Esses são os benefícios diretos somente de um setor, que em meu ponto de vista é o mais importante para estimular o cenário econômico como um todo em todo o estado, já que as obras estarão espalhadas pelas oito microrregiões sergipanas. Teremos elevação de emprego em todos os municípios, nas mais variadas atividades econômicas. 


As empresas do comércio também receberão incentivos com as linhas de crédito disponibilizadas para os negócios, principalmente para as micro e pequenas empresas, que são as maiores responsáveis pela geração de empregos no estado. São 217 milhões de reais para ajudar as empresas a contratarem com o próprio governo, desburocratizando as compras públicas para MPE, o que vai elevar o funcionamento do comércio e dos serviços. A importância disso para o estado será sentida com a potencial elevação de empregos no setor terciário, que é responsável por dois terços dos empregos de Sergipe.


Como falei há duas semanas, Sergipe é o melhor estado no que diz respeito ao controle da pandemia e temos as condições mais perfeitas em nossa infraestrutura de empreendimentos de turismo para receber pessoas de todo o Brasil com segurança e proteção da saúde. E os investimentos anunciados para as empresas do setor vão além das ações já tomadas, de estímulo à vinda de turistas, com as parcerias com operadoras de turismo que reconhecem em Sergipe um destino que está em destaque no Brasil. Para se ter uma ideia, a Agaxtur e CVC são as maiores emissoras de turistas internos e externos do Brasil. E Sergipe agora se encontra em uma posição de vantagem diante de todo o Brasil. Para o turismo local, a hora é agora. Tenho que ressaltar que a CVC acredita tanto em Sergipe, que assumiu as operações de um resort na Barra dos Coqueiros e tem trazido um grande número de visitantes para nosso estado. Sergipe é a bola da vez no turismo nacional, isso está nítido.


As medidas tomadas para a realização do “Avança Sergipe”, a meu ver, foram altamente acertadas, pois beneficiarão todo o setor produtivo do estado e dará início a uma recuperação importante no cenário local, e com a mais importante de todas, a recuperação de empregos para nosso povo. A confiança inspirada pelo programa nos leva a crer que Sergipe poderá descomplicar a economia em passos significativos, rumo a um futuro mais alvissareiro.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação