26 de agosto de 2015
POR: Erenita Sousa - erenitasousa@hotmail.com
Fonte: Erenita Sousa

Alcancei meu objetivo? E agora, o que fazer? :: Por Erenita Sousa


Erenita Sousa(*)  erenitasousa@hotmail.com


O mundo atual nos leva a busca de um motivo para a ação, ou seja, precisamos de algo que nos motive, que tenhamos como propósito para que nossos dias sejam mais instigantes.


Há pessoas que ingressam em um ritmo acelerado para a busca de sua conquista, tal como: um corpo ideal, uma saúde perfeita, o equilíbrio emocional mais adequado, ou mesmo o sucesso na carreira profissional, para isso é preciso fazer uma boa programação mental no propósito de chegar ao objetivo.


Como alcançar um objetivo? O primeiro passo é estipular meta, ou seja, é preciso que haja tempo determinado para atingir o resultado. O segundo passo, é focar e se determinar para alcançar o objetivo. O terceiro passo é entrar em ação, fazer com que aconteça, com novas atitudes direcionadas ao objetivo.



Por vezes, o individuo consegue obter seu objetivo ou meta, individualmente. No entanto como já foi dito, é necessária uma estrutura mental muito bem planejada. Podemos perceber que geralmente, uma boa quantidade de pessoas precisa de alguém que o estimule a levá-la ao objetivo desejado. Um atleta, por exemplo, tem seu treinador o motivando e apoiando. Um estudante que deseja muito passar em um concurso procura cursinhos que possuam professores motivadores, ou no mínimo um colega que o estimule a focar nessa meta. Esses exemplos nos levam a perceber que na maioria das vezes precisamos de alguém para nos ajudar na obtenção de nossos objetivos. Porém, a força maior tem que vir do indivíduo, ninguém conseguirá motivá-lo se o mesmo não tiver vontade própria e determinação para caminhar rumo ao seu propósito.


Quando saberemos se esse objetivo foi alcançado? Quando você estipula um limite, seja ele de curto, médio ou longo prazo, você tem como mensurar essa conquista. É de suma importância saber quando chegou lá...


Quando você alcança o objetivo e continua com foco no mesmo propósito, você não estará usando mais a determinação e sim, a obsessão. Se seu objetivo foi alcançado não tem porque persistir, continuar colocando a mesma intensidade da força anterior nesse propósito, o resultado já aconteceu. Por exemplo, uma pessoa estipula chegar a certa medida no corpo físico, a força tarefa é imensa, precisa existir muita determinação, foco e disciplina. Quando essa etapa é vencida, já não há mais necessidade para que o corpo seja exercitado na mesma medida, agora é preciso um novo plano de ação para manutenção dessa conquista. Faz sentido pra você que esse objetivo alcançado pode levá-lo a uma nova ação? Programação de uma nova meta?


Num processo de coaching o profissional coach contribui para que seu cliente conquiste seu objetivo, contudo é necessário existir uma meta. Quando esse objetivo é definido, é formatado um plano de ação para o coachee vivenciar seu processo. Geralmente se dá num percurso de 10 semanas, sessões de 1h cada, onde o coachee junto com seu coach estipulam tarefas que levará o mesmo em direção à sua meta. O coach acompanha e supervisiona todo o processo mantendo o foco no que foi acordado com seu cliente. O sucesso está no alcance do objetivo dentro do prazo estimado, após essa conclusão o coachee deseje alcançar outro objetivo, o coach formatará nova meta, será um novo processo a ser desenvolvido.


Se desejar explorar mais sobre esse assunto, me coloco à disposição para conversar com você.


Erenita Sousa - erenitasousa@hotmail.com


(*)Master Coach com formação em Psicologia Positiva com mais de 800 horas em atendimentos de coaching. Analista de Perfil Comportamental. Mestre em Terapia Reiki. Professora Universitária. Palestrante. Experiente em desenvolvimento humano e organizacional há mais de 10 anos. Especialista em Controladoria e Auditoria. Profissional do ramo de Contabilidade há 23 anos. Diretora do INTC – Instituto Nacional de Desenvolvimento Comportamental. Coautora do livro: Coaching – Grandes mestres ensinam como estabelecer e alcançar resultados extraordinários na sua vida pessoal e profissional e coautora do Seminário de Liderança Coaching Psicopositiva.


contato@intccoaching.com.br  erenitasousa@hotmail.com  Fanpage no facebook: INTC


Confira AQUI mais artigos de Erenita Sousa

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação