07 de maio de 2015
POR: Erenita Sousa - erenitasousa@hotmail.com
Fonte: Erenita Sousa

Reavaliar a vida e a carreira é importante? :: Por Erenita Sousa


Erenita Sousa(*)  erenitasousa@hotmail.com


Trabalhei 25 anos com contabilidade, dando consultoria, conduzindo meus clientes a percorrerem os caminhos que eu indicava. Por muitas vezes o ego era massageado, por levá-los a resultados de forma tão rápida através do meu conhecimento. Contudo, em um certo momento, cheguei a conclusão de que trabalhar daquela forma já não me dava realização, não pelo fato de conduzi-los, mas por não ser reconhecida conforme eu merecia. Essa trajetória foi me desestimulando, pois descobri que as pessoas querem pílulas, fórmulas prontas para encontrar o caminho e quando eles chegam lá, talvez não tenham mais tanto interesse no objetivo, o entusiasmo geralmente seca quando chega no destino. Tudo isso, me levou a muita reflexão...


Hoje trabalhando com a metodologia de coaching, faço perguntas poderosas, onde meus clientes/coachees pensam e encontram respostas dentro de si, no tempo deles, no espaço deles, eu não dou mais a direção, eu os conduzo a encontrarem a solução. Isso me realiza!!!! Apesar, de muitas das vezes o coachee não ter a resposta de imediato, ele sai da sessão intrigado e com isso fica em estado de reflexão. O processo de coaching é um grande desafio para que o indivíduo saia da zona do conforto. Existem pessoas que não estão preparadas para passar por esse processo, dessa forma seus resultados continuarão os mesmos.


Coaching é para quem gosta de desafios, para quem deseja ousar e sair da estagnação. No meu ponto de vista, todo indivíduo precisa conhecer essa metodologia, a busca do autoconhecimento faz com que o mesmo, supere obstáculos e alcance resultados jamais esperados.
Outro dia uma pessoa me pediu opinião a respeito da sua carreira, quando eu a coloquei para pensar, ela desistiu da conversa. O meu caminho é o meu caminho, assim cada um precisa e deve descobrir o seu. Muita gente corre do invisível, foge do desconhecido, o que você acha que está por trás desse comportamento? O medo!


O ser humano quando não tem conhecimento de algo, geralmente ele retrai, uns buscam o conhecimento através de pesquisas, porém, a grande maioria se esconde atrás dos seus próprios “escudos”, que os protegem para não serem descobertos dessa dificuldade. Esses escudos são disfarçados de agressividade, arrogância, prepotência, ego exacerbado, qualquer coisa que iniba o outro de questionar tal situação. Podemos reconhecer esses tipos de comportamentos, dentro das organizações.


Divulgação

Divulgação

Nesse sentido podemos refletir que todo ser humano tem sombras, segredos ocultos e sentem medo, independente do cargo que ele ocupe na empresa. Muitas das vezes o indivíduo é nomeado a líder pela sua capacitação técnica extraordinária, mas se ele não tem habilidade em gerir e desenvolver pessoas, ele não será o mesmo profissional, com o potencial de quando exercia só capacitação técnica. Um líder precisa usar a integração, com outros lideres e também com sua equipe, o líder deve ser participativo, estamos na era da liderança democrática, ouvir a equipe para que todos funcionem da melhor forma no sentido de dar resultados para a empresa.


Toda empresa necessita de pessoas funcionais, acabou a era do comodismo, por isso que o Coaching está causando impacto positivo dentro das organizações. Essa metodologia faz com que as pessoas se sintam motivadas e contagiem seus colegas e demais pessoas à sua volta, fortalecendo os relacionamentos, construindo maior empatia entre elas e, consequentemente, gerando novos resultados conscientes, tanto ao profissional, quanto a empresa.
Me coloco à disposição para conversar com você sobre o assunto. Vale muito a pena reavaliar a carreira!


Erenita Sousa - erenitasousa@hotmail.com


(*)Master Coach com formação em Psicologia Positiva com mais de 800 horas em atendimentos de coaching. Analista de Perfil Comportamental. Mestre em Terapia Reiki. Professora Universitária. Palestrante. Experiente em desenvolvimento humano e organizacional há mais de 10 anos. Especialista em Controladoria e Auditoria. Profissional do ramo de Contabilidade há 23 anos. Diretora do INTC – Instituto Nacional de Desenvolvimento Comportamental. Coautora do livro: Coaching – Grandes mestres ensinam como estabelecer e alcançar resultados extraordinários na sua vida pessoal e profissional e coautora do Seminário de Liderança Coaching Psicopositiva.


contato@intccoaching.com.br  erenitasousa@hotmail.com  Fanpage no facebook: INTC


Confira AQUI mais artigos de Erenita Sousa

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco