24 de novembro de 2015
POR: Erenita Sousa - erenitasousa@hotmail.com
Fonte: Erenita Sousa

Quando o NÃO é positivo! :: Por Erenita Sousa


Erenita Sousa(*)  erenitasousa@hotmail.com

Podem ser encontrados aspectos positivos até nas situações negativas e é possível utilizar tudo isso como experiência para o futuro, seja como piloto.” – Ayrton Senna


Durante os processos de coaching tenho visto muitos depoimentos de pessoas que sofrem por falta de tempo para si e suas tarefas, na grande maioria esse comportamento é gerado por submissão ao comodismo - zona do conforto, ou vezes por submissão às pessoas e/ou situações. Dentre estes, existem mais fatores que levam o indivíduo ao  comportamento inadequado, impedindo de ter uma melhor qualidade de vida.


Muitos destes fatores estão escondidos na falta do dizer NÃO. Para muita gente dizer não é extremamente difícil, por desejar agradar sempre o outro, o reconhecimento é uma das necessidades básicas do ser humano, dizer não, inconscientemente o leva a se sentir bem perante às pessoas, mas no fundo de sua alma, se sente mal por não agir da maneira que realmente deseja. Talvez, você conheça alguém que não consegue concluir suas tarefas por passar a maior parte do seu tempo atendendo solicitações de outras pessoas. Esse comportamento resulta em expediente pós horário de trabalho, ou seja, levar tarefas do trabalho para casa ou precisar fazer hora extra. Quer ver outro exemplo, a prática da bendita procrastinação, isso mesmo, deixar para depois o que precisa ser feito naquele momento, desrespeitar a agenda. A procrastinação é um grande ato sabotador que muita gente não têm consciência e se faz presente diariamente em sua vida. Percebam que entre esses exemplos, existem inúmeras questões que levam o indivíduo a autossabotagem e a não realização dos seus sonhos, tudo isso pelo fato de não ter coragem de dizer NÃO devidamente, no momento adequado.


“Não permita que o comportamento dos outros tire a sua paz.” - Dalai lama


Convido você a aprender dizer não para tudo àquilo que impede seu próprio progresso:


Diga NÃO a procrastinação; NÃO ao julgamento; NÃO ao medo; NÃO a gula; NÃO a raiva; NÃO a inveja; NÃO ao ciúme; NÃO aos sentimentos negativos; NÃO aos pensamentos doentios; NÃO a doença; NÃO ao comodismo; NÃO às pessoas que lhe sugam energia e tempo; NÃO a preguiça; NÃO aos programas de TV que não lhe acrescentam nada; NÃO a você mesmo, todas as vezes que se ver em comportamento inadequado; NÃO aos pensamentos doentios; NÃO a falta de coragem; Não a mesmice; Não a vaidade exagerada; NÃO quando receber algum convite que não esteja a fim de ir; NÃO a culpa; NÃO ao erro; NÃO a autossabotagem.
Lidere sua própria vida, mude o foco desse comportamento indevido. Seja mais otimista, persistente, determinado, confiante, motivado, esperançoso, seja honesto com os seus ideais, fortaleça os seus valores e às suas crenças. Liberte-se de pessoas e paradigmas que não convêm à sua nova realidade. Seja firme em seus propósitos e objetivos, seja líder de si.


Acredite que se você fizer novas programações mentais positivas, garantirá novos resultados. Sendo assim, seus objetivos serão alcançados com maior rapidez. Dizer NÃO lhe trará maior positividade, você terá mais liberdade de expressão e consequentemente mais tempo e qualidade de vida. Caso deseje conversar sobre o assunto, me coloco à disposição. Abraço de Luz e Paz!


 


Erenita Sousa - erenitasousa@hotmail.com


(*)Master Coach com formação em Psicologia Positiva com mais de 800 horas em atendimentos de coaching. Analista de Perfil Comportamental. Mestre em Terapia Reiki. Professora Universitária. Palestrante. Experiente em desenvolvimento humano e organizacional há mais de 10 anos. Especialista em Controladoria e Auditoria. Profissional do ramo de Contabilidade há 23 anos. Diretora do INTC – Instituto Nacional de Desenvolvimento Comportamental. Coautora do livro: Coaching – Grandes mestres ensinam como estabelecer e alcançar resultados extraordinários na sua vida pessoal e profissional e coautora do Seminário de Liderança Coaching Psicopositiva.


contato@intccoaching.com.br  erenitasousa@hotmail.com  Fanpage no facebook: INTC


Confira AQUI mais artigos de Erenita Sousa

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação