SerMulher realiza visita técnica à Secretaria da Mulher de Maceió para conhecer o Banco da Mulher Empreendedora
Nesta terça-feira (11), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher), realizou uma visita técnica à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoa com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), da cidade de Maceió, em Alagoas. O encontro teve como objetivo conhecer de perto os projetos e programas desenvolvidos pelo município alagoano, com destaque para o Banco da Mulher Empreendedora.
A secretária Elaine Oliveira e a assessora Mirian Angélica foram recebidas pela gestora da Semuc, Sarah da Silva Nunes Pontes, que apresentou as principais iniciativas da pasta. “Foi uma oportunidade de trocarmos experiências, de falar sobre os projetos da nossa secretaria e conhecer os da SerMulher, unindo forças em prol das mulheres. Um dos programas que apresentamos foi o Banco da Mulher Empreendedora, que visa fortalecer as empreendedoras de Maceió, oferecendo apoio financeiro e capacitação para mulheres que desejam iniciar ou ampliar um negócio aqui na capital”, destacou Sarah Pontes.
O Banco da Mulher Empreendedora é um programa da Prefeitura de Maceió, executado pela Semuc, que oferece apoio financeiro de R$ 1,2 mil, além de capacitação, orientação e acompanhamento em empreendedorismo. O benefício é destinado a mulheres maiores de 18 anos que residam ou possuam negócios na cidade, incluindo mulheres transexuais com nome retificado.
O programa prioriza mulheres em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência, sendo necessário apresentar um plano de negócio simplificado e comprovar baixa renda. “É uma proposta que deu certo em Maceió e viemos conhecer de perto como funciona, para que possamos levar essa novidade para as aracajuanas, como política pública da nossa cidade. O fomento ao empreendedorismo feminino faz parte do planejamento estratégico da atual gestão de Aracaju”, ressaltou Elaine Oliveira.