Aracaju (SE), 12 de novembro de 2025
POR: Valter Davi
Fonte: Assessoria
Em: 12/11/2025 às 09:16
Pub.: 12 de novembro de 2025

Festival Internacional de Cinema Latino-Árabe acontece pela primeira vez em Sergipe e promove conversa com diretores e pesquisadores

Festival Internacional de Cinema Latino-Árabe acontece pela primeira vez em Sergipe e promove conversa com diretores e pesquisadores - Foto: Assessoria

Entre os dias 14 e 16 de novembro, acontecerá o Festival Internacional de Cinema Latino-Árabe (LatinArab), com mostras de filmes árabes, em especial palestinos, e discussões com diretores e convidados, no Cine Walmir Almeida. O Festival faz parte da Jornada de Solidariedade à Palestina, evento que promove debates, reflexões e oficinas sobre a Palestina e suas relações com a sociedade brasileira. 

Em sua 11ª edição, o LatinArab consolida 15 anos de trajetória dedicados à promoção do diálogo entre a América Latina e o mundo árabe por meio do cinema e das artes. Criado na Argentina, o LatinArab tornou-se um dos poucos festivais internacionais dedicados ao cinema árabe na região, construindo ao longo de sua história uma plataforma de trocas culturais e artísticas baseada em valores de solidariedade, diversidade e descolonização dos imaginários. 

“Esta 11ª edição marca um momento histórico: o relançamento do festival com uma programação ampliada que, pela primeira vez, inclui Argentina, Brasil, Chile e México, conectando nossas geografias através da linguagem universal do cinema”, disse o cofundador e codiretor do LatinArab, Christian Mouroux. 

A abertura do Festival será na sexta-feira, 14, às 19h, com a exibição do filme “Palestina 36” (2025), da palestina Annemarie Jacir, que acompanha um jovem durante o domínio do Império Britânico na Palestina dos anos 1930. 

“A curadoria do Festival é pensada com diálogos, debates e atividades que, de algum modo, estabelecem mediações na forma como a audiência local vai receber esses filmes. Porque não é apenas exibir os filmes, mas a gente situar o contexto dos países e quais são as questões políticas sociais, culturais e econômicas que esses países atravessam, isso sem dúvida proporciona uma outra experiência com essas obras cinematográficas”, explicou o professor do Departamento de Relações Internacionais da UFS e coordenador do Centro de Estudos Árabes e Islâmicos (CEAI-UFS), Geraldo Adriano Campos. 

No sábado, 15, o Festival iniciará às 14h, com a exibição do filme “A quem eu pertenço” (2024), da diretora tunisiana Meryam Joobeur, que aborda a tensão pela busca da verdade e do amor

materno no norte da Tunísia, em que algo sombrio começa a emergir. Em 2020, o curta-metragem de Meryam Joobeur, Ikhwène, foi indicado ao Oscar, na categoria de Melhor Curta-Metragem em Live Action. 

Às 16h, o filme “Era uma vez em Gaza” (2025), de Tarzan Nasser e Arab Nasser, tomará conta da telona. O longa conta a história do jovem Yahia, que em meio à ascensão do Hamas e à corrupção policial, busca vingança e uma nova chance de recomeçar. Após a exibição, os pesquisadores palestinos Basil Faraj, Mai Al-Battat e Suzan Abdalwajjad abrirão um debate sobre o filme e a Palestina. 

O encerramento do Festival Internacional de Cinema ocorrerá no dia 16, a partir das 15h, com a exibição dos filmes “Os bastidores” (2024), de Alef Ben Mahmoud e Khalil Benkirane, e “Onde está o Iman?” (2024), de Abrar Qari. Após os filmes, a cineasta saudita Abrar Qari conversará com o público sobre os seus filmes, cinema e política. 

“Não é por acaso que as películas palestinas ocupam um lugar central nesta edição do festival. Diante da violência e do despojo, o cinema palestino emerge como ato de resistência, memória viva e testemunho de um povo que se recusa a desaparecer”, explicou Christian Mouroux. 

O LatinArab é um evento que faz parte da programação da Jornada de Solidariedade à Palestina, promovido pelo Centro de Estudos Árabes e Islâmicos da Universidade Federal de Sergipe (CEAI - UFS), o Instituto Ibrahim Abu Lughod da Universidade de Birzeit na Palestina, a organização CineFertil, da Argentina, entre outras instituições. A Jornada inicia no dia 14 e segue até o dia 23 de novembro.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação