Reforma de fachadas: tudo o que você precisa saber
Materiais de qualidade e planejamento são a chave para realizar uma obra na fachada bem-sucedida
A fachada de um imóvel é como um cartão de visita, que pode valorizar ou desvalorizar o bem. Por isso, a reforma de fachadas é um investimento que traz impactos tanto estéticos quanto no valor das estruturas.
A obra na fachada também tem o poder de revitalizar a estrutura e aumentar sua durabilidade, ajudando a evitar infiltrações, rachaduras e deterioração de janelas, portas e pintura.Saber escolher os materiais adequados para a fachada e realizar a obra com segurança e bom custo-benefício resultam em um imóvel mais sofisticado e resistente.
Dicas cruciais para reforma de fachadas
A primeira dica para realizar uma obra na fachada é escolher os materiais que combinam com o estilo de imóvel e atendem às necessidades do proprietário. Para que a reforma seja um investimento vantajoso, também é preciso garantir que ela dure. Por isso, é recomendado o uso de materiais fáceis de limpar e que não acumulam sujeira.
Algumas opções de materiais são as seguintes.
-
Madeira: aconchegante e resistente, proporcionando conforto térmico.
-
Pedras naturais: combina com casas mais rústicas e traz resistência.
-
Revestimentos: resistentes ao sol e à chuva, com alta durabilidade e sofisticação.
A escolha da tinta também deve ser própria para áreas externas, visto que deve suportar agentes climáticos. As tintas acrílicas, emborrachadas e laváveis oferecem proteção contra o sol e a água, o que evita infiltrações e descascamento precoce.
Outro ponto de atenção é a cor da fachada: tons escuros absorvem calor e resultam, em longo prazo, em gastos com climatização. Enquanto isso, os tons mais claros deixam o imóvel mais fresco.
A iluminação também faz diferença na fachada. Ela pode realçar materiais e cores e proporcionar elegância, além de mais segurança.
Como realizar a reforma de fachadas
O primeiro passo para que a reforma da fachada seja bem-sucedida é a avaliação da estrutura. O imóvel deve ser inspecionado para identificar rachaduras, infiltrações e outras fragilidades e desgastes.
Este trabalho deve ser feito por profissionais que vão verificar as possibilidades de reparos. Em caso de imóveis altos, vale a pena investir no aluguel de plataforma elevatória para permitir o acesso às áreas externas sem riscos.
Depois disso, é hora de orçar materiais, mão de obra e imprevistos. Em seguida, serão escolhidas as cores e os acabamentos mais adequados para atender às necessidades, cabendo no orçamento definido.
Com o planejamento feito, é hora de preparar a fachada, realizando a limpeza e a retirada daquilo que pode comprometer os novos materiais. Neste momento, também são feitos os reparos necessários. Após a preparação, aplica-se o novo revestimento ou a pintura na fachada. Esta etapa é seguida por uma verificação final, para identificar se há falhas ou manchas.
Manutenção da fachada
O último passo de uma reforma é não se esquecer da importância da manutenção. A limpeza dos revestimentos é necessária para evitar descascamento e deterioração da nova fachada.
Investindo em materiais de qualidade, serviço especializado e manutenção, é possível conservar a fachada dos imóveis por um longo tempo. A fachada conservada e revitalizada agrega valor e beleza à construção e faz com que as estruturas estejam protegidas de agentes externos.