Aracaju (SE), 12 de novembro de 2025
POR: Comunicação Povos das Águas
Fonte: Assessoria
Em: 12/11/2025 às 10:53
Pub.: 12 de novembro de 2025

Produtos artesanais e agroecológicos do Baixo São Francisco e Sertão sergipano serão expostos na I Feira do Projeto Povos das Águas

Produtos artesanais e agroecológicos do Baixo São Francisco e Sertão sergipano serão expostos na I Feira do Projeto Povos das Águas - Foto: Assessoria

Nos dias 13 e 14 de novembro, acontece a I Feira do Projeto Povos das Águas, realizado pela Associação dos Pequenos Agricultores do Estado de Sergipe (APAESE), em parceria com a Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. A feira faz parte da programação do Cultura na Praça, celebração cultural que acontece em Pacatuba, uma realização da Prefeitura de Pacatuba e da Secretaria de Cultura do município.

Durante a feira, será feita uma cerimônia de entrega dos certificados dos participantes que concluíram o curso de Beneficiamento do Pescado e Marisco, e também a Roda de Conversa sobre Políticas Públicas, que contará com a participação de órgãos e autoridades que atuam nas regiões do Baixo São Francisco e do Sertão.

Ao longo dos dois dias de feira, produtos artesanais e agroecológicos estarão disponíveis para a venda nas barracas que serão colocadas na praça 31 de Março, Centro de Pacatuba. Itens como mel, macaxeira, alface, produtos feitos com a palha de taboa, bonecas de pano, mudas de espécies nativas, artesanato indígena da Aldeia Fulkaxó e outros elementos que remetem a cultura e o modo de vida de quilombolas, ribeirinhos, camponeses e indígenas do Baixo São Francisco e do Sertão de Sergipe.

“A feira é um espaço importe para nós porque demonstra a diversidade de produtos que os camponeses e povos de comunidades tradicionais possuem, além de ser uma síntese do nosso trabalho enquanto projeto ao longo de um ano de atuação. É também um espaço de articulação, vivência, troca entre as pessoas e valorização da cultura. É um intercâmbio essencial entre o campo e a cidade. Estarmos junto a prefeitura, dentro de um evento importante como o Cultura na Praça e a festa do padroeiro da cidade fortalece ainda mais o diálogo e valoriza os modos de vida das comunidades tradicionais e dos camponeses do nosso estado”, destacou Elielma Barros, coordenadora pedagógica do Projeto Povos das Águas.

Além disso, estão confirmadas atrações culturais como o Trio Acauã, Balé Afro do Quilombo Santa Cruz (Território Quilombola de Brejão dos Negros – Brejo Grande ); Grupo Guerreiro Mirim do povoado Mundéu da Onça, Samba de Coco e Capoeira do Tenório (Neópolis); Teatro Raízes Nordestinas, Grupo de Sanfona Raízes do Forró e o Xaxado herança do Cangaço (Poço Redondo). A programação das apresentações está disponível no Instagram do projeto @povosdas_aguas e conta também com a Exposição Fotográfica aberta para visitação durante os dois dias de feira. E para complementar a programação, acontecem no dia 14 as oficinas de Agroecologia, com José Luiz Patrola; Escultura em Madeira, com o Mestre Tonho de Poço Redondo e a oficina de Cultura Popular com Letícia Rafael.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação