"Enquanto Bahia e Piauí disputam o maior parque, Sergipe veta projeto por miopia", lamenta Luciano Pimentel

Deputado estadual Luciano Pimentel (Foto: Jadílson Simões/Agência Alese)
Antes de fazer seu discurso, Luciano Pimentel exibiu um vídeo em plenário do programa “É de Casa”, da Rede Globo, no último sábado (17), onde se destaca a inauguração do parque de energia solar em Bom Jesus da Lapa (BA) e que, até o final do ano, outros três pátios serão entregues no Nordeste. “Nossa proposta foi aprovada por unanimidade, mas o governador vetou e esta Casa manteve o veto por maioria simples. Sergipe tem hoje o pior desempenho energético do Nordeste e o terceiro pior do País”, disse, baseado em dados do Ministério das Minas e Energia.
Luciano Pimentel destacou ainda o compromisso com o desenvolvimento e o planejamento do governo da Bahia, sobretudo no pensar a energia solar, energia voltaica. “Enquanto nós vetamos a lei, por absoluta miopia, Bahia e Piauí disputam o maior parque. Municípios como Carira, Frei Paulo e (Nossa Senhora da) Glória, por exemplo, poderiam ser aproveitados na geração de energia. Este é um projeto estruturante e só traz benefícios para a sociedade e para o Estado”.
Sem querer criticar o investimento, Luciano Pimentel tratou da usina termoelétrica à gás que está sendo construída no Estado e quem segundo o governo e a empresa, “vai promover o fortalecimento do povo onde está sendo feita a importação de gás, além de novos investimentos”. “A diferença da produção de energia com gás que vai ser feita por essa termoelétrica para a produção de energia com óleo diesel, é de uma redução de no máximo 25% do gás carbônico que é liberado para a atmosfera, ou seja, é uma usina poluente”.
Por fim, o deputado apresentou uma série de gráficos sobre o crescimento da utilização de energia fotovoltaica e destacou os investimentos feitos por Estados como Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. “Tem município pequeno no Ceará fornecendo energia para mais de 500 unidades habitacionais. A Bahia estuda um novo projeto em Tabocas do Brejo Velho, que além de emprego e renda, vai ajuda o País no consumo e produção de energia. Infelizmente vivemos em um Estado sem planejamento algum para o futuro”, disse, destacando o papel importante nesta área do ex-governador Marcelo Déda (in memoriam).
“Vou apresentar um requerimento para que o presidente desta empresa que vai construir esta unidade de geração de energia venha a esta Casa expor o programa e quais as compensações ambientais que a empresa vai apresentar ao Estado. Talvez por um mal entendido ou por eu ser deputado de oposição, nossa proposta foi vetada. Vamos montar um bloco e vamos visitar a Procuradoria Geral do Estado e tentar convencê-los da importância desta proposta”, concluiu Luciano, sendo aparteado e elogiado pela deputada Ana Lúcia (PT), que sugeriu a realização de uma audiência pública, em conjunto, para ouvir especialistas da Universidade Federal de Sergipe sobre o tema.