23 de julho de 2019
POR: Ferreira Filho
Fonte: Ferreira Filho
Em: 23/07/2019 às 07h23

Corrida silenciosa rumo a 2020



Terça-feira, 23 de julho de 2019


Corrida silenciosa rumo a 2020


Os pretendentes à Prefeitura de Aracaju até parecem ter um acordo temporário para não tratar de eleição publicamente, pelo menos por alguns dias. Se não é isso, pode ser por causa da frente fria que rodou por Sergipe, esfriando a tudo e a todos.


Sabemos que nomes para disputa além do atual prefeito Edvaldo Nogueira já existem, e devem ter optado por articulações nos bastidores, visando construir alianças em favor de suas candidaturas com partidos, que possam ser futuros aliados.


Pode ser também o curso natural do pleito, que oscila sua temperatura, na medida em que os fatos vão acontecendo aqui no estado, como também no plano nacional.
Ninguém duvide de uma aliança entre o MDB e o DEM de cima para baixo, mesmo tendo o ex-governador Jackson Barreto como presidente do diretório municipal da capital, e que já anunciou apoio à reeleição de Edvaldo.


As siglas conversam intensamente em Brasília, e se decidirem por um acordo de alianças na eleição de 2020, não será o diretório de Aracaju que fará  diferente. O diretório nacional tem autoridade para determinar o cumprimento do que for decido em termos de alianças, inclusive, com intervenção nos diretórios  desobedientes.
Muita coisa ainda mudará na configuração política que vemos hoje, principalmente, depois que o Palácio do Planalto conseguir aprovar suas propostas no Congresso Nacional. Viveremos e veremos!



Doação aos sábados
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) retornou o serviço doação aos sábados, no horário das 7h às 11h, para grupos agendados, doadores de sangue Rh negativo e plaquetaférese, método que permite coletar apenas a plaqueta, componente sanguíneo com validade de apenas cinco dias. A medida visa prestar um atendimento com mais conforto e qualidade aos voluntários, além da coleta, para uso racional do sangue e demais hemocomponentes.



Professores convocados
O Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Administração, tornou público nesta segunda-feira, 22, a lista de convocação dos professores habilitados e classificados no Processo Seletivo Simplificado que regimenta o edital nº 06/2018, a comparecerem munidos da lista de documentos e laudo do médico do trabalho, a fim de que seja submetido a ratificação pelo serviço médico do estado e contratação imediata. O prazo de vigência do contrato é de um ano contado da data da homologação do certame no Diário Oficial do Estado podendo ser prorrogado uma vez por igual período.



Frete mínimo suspenso
Ministério da Infraestrutura solicitou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que delibere sobre a suspensão cautelar das novas regras para o cálculo do frete mínimo de transporte de cargas, em vigor desde o dia 20. Por meio de nota, o ministério disse que as novas regras causaram “insatisfação em parcela significativa dos agentes de transporte”, e que “diferenças conceituais” quanto ao valor do frete e do piso mínimo devem ser discutidas novamente com a categoria.No ofício encaminhado à ANTT, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas diz que “o diálogo segue sendo o principal mecanismo com o qual vamos buscar o consenso no setor de transportes de cargas. Por isso a importância em dar continuidade às reuniões.



Grana mais curta
O governo do estado decidiu vedar gratificações ou qualquer vantagem equivalente aos ocupantes dos cargos de diretor ou diretor-presidente na diretoria-executiva de empresas públicas, sociedades de economia mista dependentes, autarquias e das fundações , que passa a valer já na folha deste mês de julho.


Grana mais curta II
Diretores e diretores-presidentes ocupantes de cargos em diretorias executivas de empresas públicas, sociedades de economia mista dependentes, autarquias e das fundações do governo estadual não receberão mais gratificações ou quaisquer vantagens equivalentes.


Grana mais curta III
A medida já passa a valer a partir do mês de agosto, referente ao pagamento da folha salarial de julho, e faz parte do plano do Governo do Estado, para redução de gastos com custeio e despesas com pessoal no âmbito da Administração Pública Estadual.



Dengue mata mais uma
Segundo informações passadas pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Mércia Feitosa, os exames comprovaram que a morte de uma mulher, de 32 anos, moradora do Bairro Industrial em Aracaju, foi em virtude da doença. Ainda segundo ela, foram confirmados mais de 1.600 casos de dengue no estado.


 


Imagem: reprodução/ClickSergipe
Contato: ferreirappa@gmail.com/Zap: 79 9 9987 2966
Mais Colunas

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação