25 de maio de 2019
POR: Ferreira Filho
Fonte: Ferreira Filho
Em: 24/05/2019 às 19h17

Esperança governamental



Sábado, 25 de maio de 2019


Esperança governamental


Os governadores do Nordeste tiveram no dia de ontem, 24, em Recife, um encontro com o presidente Jair Bolsonaro, onde apresentaram uma pauta coletiva das necessidades da região. Dentre os itens da pauta, os governadores pleitearam a participação dos estados, enquanto tomadores de recursos do FNE, na proporção de 30% para investimentos em infraestrutura.


Acompanhado de alguns inistros e também com as presenças de representates dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o encontro com o presidente objetivava aprovar o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e o Projeto de Lei que o instituirá, a ser encaminhado ao Congresso Nacional para apreciação e deliberação.


O governador Belivaldo Chagas viu com otimismo o evento, e defendeu a união dos executivos do Nordeste: “Foi uma oportunidade para conversarmos sobre uma série de propostas para o desenvolvimento da nossa região. A expectativa realmente é de crescimento para o Nordeste. Acredito que dessa vez temos um plano factível, o que é extremamente importante para o Nordeste. Vamos continuar discutindo o plano e melhorá-lo mais ainda para que a gente possa levar investimentos para o nosso querido estado de Sergipe. Estamos juntos buscando desenvolvimento e melhorias para o nosso povo. Unidos somos fortes”, defendeu o governador.


Essa foi a primeira visita ao Nordeste após eleito, e o presidente Jair Bolsonaro colocou a equipe de ministros à disposição dos gestores da região, aproveitando para pedir apoio para a reforma da Previdência. “Nossos ministros trarão, na medida do possível, o que vocês precisam e merecem. Tenho um desafio que é meu, dos governadores e dos prefeitos: a reforma da Previdência. Precisamos aprová-la, com suas adequações, que serão feitas no parlamento, para que possamos sonhar com uma economia que rode a máquina e coloque o Brasil no rumo do desenvolvimento”, declarou.


O semblante do governador de Sergipe em vídeo publicado nas redes sociais esboçava um ar de esperança, demonstrado firmeza no que ficara anunciado pelo presidente e seus ministros em relação aos nordestinos, especialmente, para o estado que governa.


Os governadores solicitaram que 30% dos recursos destinados a cada estado possam ser utilizados pela gestão estadual, o que,  dos quase R$ 1 bilhão que poderão ser destinados a Sergipe para iniciativa privada e pública, o governo poderia contar com até R$ 300 milhões para investimentos na capital e no interior. Que bom!


É como temos dito: há muita precipitação com gritos exagerados contra um governo que só está começando, apenas por questões políticas partidárias, quando deveriam compreender que a população brasileira deu ao presidente Jair Bolsonaro até 31 de dezembro de 2022, pelo voto, o direito de governar o País. Que torçamos todos por um Brasil melhor!



Mais idosos
O envelhecimento populacional é uma tendência em diversas nações, e as consequências podem ser refletidas nas despesas dos Governos, como a previdência social e a saúde. No Brasil, segundo dados do IBGE, espera-se que em 20 anos os idosos representem 17,4% da população, com perspectiva de chegar à 2060 em 25,4%.


Mais idososII
Em Sergipe, ao final do ano que vem, os idosos serão 7,7% da população. Para 2040, projeta-se que eles compreendam 14,5% dos habitantes, proporção que se elevará para 23% também em 2060. Diante desse quadro, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou pesquisa recente sobre o conhecimento das pessoas a respeito da reforma da Previdência, que está em discussão no Congresso Nacional.



Dia do desafio
O Sesc vai coordenar no próximo dia 29 de maio, em catorze cidades sergipanas, o Dia do Desafio – projeto internacional cujo objetivo é estimular e valorizar o prazer da prática da atividade física diária, seja em espaços públicos ou privados, reforçando o compromisso da instituição em promover ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.



Demissão de servidores
A equipe econômica do governo Bolsonaro sinalizou apoio a um projeto de lei, em tramitação no Senado, que determina regras para demissão de funcionários públicos por baixo rendimento. O texto prevê avaliações periódicas, com uma nota de corte, para o funcionalismo de todos os Poderes na União, estados e municípios. Quem não atingir a meta estará sujeito a exoneração.


Demissão de servidores II
A proposta foi apresentada pela senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), em 2017, e reformada pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS). Na última quarta-feira (21), Lasier e a relatora do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAS) do Senado, juíza Selma Arruda (PSL-MT), apresentaram o projeto ao secretário especial de Desburocratização do Ministério da Economia, Paulo Uebel, e receberam compromisso de apoio ao texto.



Ato pela UFS
Em reunião no hall da Universidade Federal de Sergipe na tarde desta sexta-feira, 24, centrais sindicais e representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos-administrativos em Educação da UFS (Sintufs), decidiram pela realização de um ato para a próxima quinta-feira, 30. A plenária entre as categorias buscou elaborar um cronograma de ações para o dia do ato.



Concursados da PF
O governo autoriza a nomeação de candidatos aprovados no concurso público da Polícia Federal. O decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, autorizando a nomeação, está publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24).De acordo com o decreto, serão nomeados 1.047 candidatos, sendo 500 aprovados e classificados dentro do quantitativo de vagas originalmente previsto para pronto provimento e mais 547 aprovados, que não estavam dentro da quantidade de vagas originalmente prevista.No dia 14 de abril, em uma postagem no Twitter, o presidente da República escreveu que o governo chamaria mil candidatos aprovados em concurso da PF para compor o quadro da instituição.



25ª Reunião do grupo executivo do Condel-Sudene em Recife. Foto: Marcos Corrêa/PR
Contato: ferreirappa@gmail.com/Zap: 79 9 9987 2966
Mais Colunas

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco