21 de maio de 2019
POR: Ferreira Filho
Fonte: Ferreira Filho
Em: 20/05/2019 às 21h56

A hora do adeus



Terça-feira, 21 de maio de 2019


A hora do adeus


O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, antes de embartcar para suas férias no exterior, deixou um bom recado para os "aliados petistas", acelerando para um rompimento que está cada vez mais óbvio, e com decisões claras que não deseja ter a sigla no seu projeto de reeleição.


No dia de ontem, não se falou em outra coisa nas rodas políticas, senão, a canetada de Edvaldo em mais de cinquenta cargos indicados pela atual vice-governadora Eliane Aquino, que se encontravam aportados na prefeitura da capital.


Ou Nogueira resolveu saber o que  o PT realmente quer, ou cansou de dormir ao lado de um possível adversário, que vem dizendo por várias lideranças petistas sobre o desejo de candidatura própria em 2020.


O momento que vive a política nacional com um presidente antipetista declarado, é evidente que Edvaldo sabe das dificuldades que pode encontrar nos pleitos de Aracaju nos diversos ministérios de Bolsonaro. Distância do PT nesse instante parece o convencimento de Edvaldo em favor de sua administração, e por isso sinaliza para Brasília sua disposição de que topa excluir os inimigos do Palnalto.


A pegada foi segura e surpreendente, principalmente, em se tratando de um líder do PCdoB, aliado histórico do PT em todas as eleições dos últimos 30 anos ou mais, salvo algum engano.


Até aqui não vi qualquer reação diante das exonerações do prefeito. Não ouvi, ou li, qualquer posicionamento de líderes do Partido dos Trabalhadores, mas, como o ocorrido pode ser pauta de uma Plenária, é provável que daí saia uma decisão dos caminhos a serem tomados em relação a Edvaldo.



Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 registrou 94.190 inscritos em Sergipe. As inscrições terminaram na última sexta-feira, 17, mas os participantes têm até o dia 23 de maio para pagar a taxa, no valor de R$ 85. Um total de 32.866 inscritos em Sergipe ainda precisa efetuar o pagamento dentro deste prazo para confirmar participação no exame, de acordo com balanço preliminar até o início da tarde de hoje.  O pagamento deverá ser realizado por meio de GRU Cobrança e poderá ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos horários e critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.



Dias Toffoli
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, disse ontem (20), em São Paulo, que os magistrados devem se ater à letra da lei e zelar para que os “pactos sejam cumpridos”. Segundo ele, nos últimos anos “os magistrados começam, ao invés de aplicar a lei, como estabelecida e garantir os contratos, os pactos, começam a querer fazer justiça em caso concreto”



BPC Permanente
O ministro da Cidadania, Osmar Terra, disse hojontem (20), que o governo estuda transformar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com microcefalia em uma pensão permanente. Segundo o ministro, a questão está sendo discutida no âmbito do Executivo. O ministro deu a declaração ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, e da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, na abertura do seminário “Mães de Crianças com Microcefalia: Entendendo os Desafios e Superando o Preconceito”, na Câmara dos Deputados. Segundo Terra, o Brasil teve 3.332 casos confirmados de microcefalia de 2015 a 2018, concentrados principalmente no Nordeste.



Dom José Brandão de Castro
Atendendo a uma propositura do deputado estadual Iran Barbosa (PT), a Assembleia Legislativa de Sergipe promoveu, na tarde dessa segunda-feira (20), uma Sessão Especial em comemoração ao Centenário de Dom José Brandão de Castro. Aberta pelo presidente e deputado Luciano Bispo (MDB), a sessão contou com diversas presenças, dentre elas o ex-governador Jackson Barreto (MDB); o desembargador Edson Ulisses, que representou o Poder Judiciário e a Academia Sergipana de Letras; o sobrinho do homenageado Antônio de Miranda Castro.


 


Tchau PT - Imagem de arquivo: reprodução/Google
Contato: ferreirappa@gmail.com/Zap: 79 9 9987 2966
Mais Colunas

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco