30 de maio de 2019
POR: Assessoria Unit
Fonte: Assessoria Unit
Em: 30/05/2019 às 09h50

Seminário Internacional Paralímpico Escolar 2019: submissão de trabalhos até hoje, 30


O evento acontecerá em julho e tem como objetivo capacitar futuros profissionais da área de saúde e pedagogia na atuação da prática desportiva para pessoas com deficiência. Profissionais de todo o Nordeste deverão participar do evento.


Seminário Internacional Paralímpico Escolar 2019 (Imagem: Divulgação)

Seminário Internacional Paralímpico Escolar 2019 (Imagem: Divulgação)


Com a intenção de mobilizar pedagogos para motivar, capacitar e qualificar profissionais inseridos no contexto escolar da educação física, o Comitê Paralímpico Brasileiro realizará o 2º Seminário Internacional Paralímpico Escolar. A instituição sem fins lucrativos juntamente com a Academia Paralímpica Brasileira (APB) escolheram Aracaju para realizar a edição 2019 entre os dias 18 e 21 de julho, no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes.


Os profissionais interessados na temática ainda podem submeter trabalhos, pois o prazo foi prorrogado até este dia 30 e os dez melhores serão premiados. O objetivo do evento é formar educadores voltados para inclusão, na possibilidade de lapidar novos atletas para representar o país nas próximas paraolimpíadas.


De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes, professora doutora Juliana Cordeiro Cardoso, é mais que necessária a mobilização. “No sudeste existem clubes, associações desportivas que desenvolvem o lado esportivo de alunos com deficiência. A ideia central passada pelo Comitê, em recente encontro, é difundir e formar educadores que se sensibilizem sobre o tema, preparando um futuro atleta, quem sabe?”, suscita Cardoso.


2º Seminário Internacional Paralímpico
O evento estabelecerá conexões entre o saber prático e o científico e reunirá acadêmicos e professores dos cursos de Pedagogia e Educação Física, além de profissionais que atuam nos diversos níveis do sistema regular de ensino e na prática paradesportiva, bem como fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.


“O seminário irá compartilhar conhecimentos e ferramentas específicas sobre como integrar as práticas esportivas com políticas pedagógicas de inclusão, que eliminam barreiras e promovem acessibilidade. O mercado atual é muito seletivo, então a proposta do evento é capacitar, qualificar e habilitar esses profissionais e acadêmicos para atuar na área de iniciação esportiva adaptada de crianças e adolescentes com deficiência”, destaca o professor doutor Estélio Dantas.


Conferências, mesas-redondas e minicursos fazem parte da programação. Temáticas como “Atividades Facilitadoras de Inclusão por Meio do Esporte Paralímpico na Escola”; “Aspectos Médicos do Esporte Paralímpico”; “Conceitos e Terminologias Relativos às Pessoas com Deficiência a serem utilizados pela Mídia”; e “Metodologia de Iniciação ao Paradesporto na Escola” serão debatidos no evento.


O 2º Seminário Internacional Paralímpico Escolar conta também com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura.


Inscrições
O valor da inscrição é de R$50 por participante (taxa única) e inclui a participação geral no evento, com o acesso aos minicursos e a submissão de trabalhos científicos.


Os interessados podem se inscrever e conferir a programação completa no site do evento:http://seminarioescolar.cpb.org.br/internacional/

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco