12 de março de 2019
POR: ASN
Fonte: ASN
Em: 08/03/2019 às 14h47

Educação Profissionalizante: Três unidades de ensino da rede estadual de Sergipe continuam com inscrições abertas


Os cursos são pensados de maneira a atender as demandas locais, preparando os alunos para o mundo do trabalho.


Educação Profissionalizante: Três unidades de ensino da rede estadual de Sergipe continuam com inscrições abertas (Foto: Seduc/SE)

Educação Profissionalizante: Três unidades de ensino da rede estadual de Sergipe continuam com inscrições abertas (Foto: Seduc/SE)


O governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), mantém abertas as inscrições para cursos técnicos profissionalizantes em três unidades de ensino da rede estadual. Estão sendo ofertadas, ao todo, 400 vagas em diversas cursos, visando preparar os alunos para suprir as demandas de suas localidades.


De acordo com a coordenadora do Serviço de Educação Profissional, professora Rivânia Andrade, os cursos são pensados tendo como base os arranjos produtivos locais das comunidades e seus entornos. Ela cita como exemplo o município de Poço Redondo, onde muitos moradores vivem da agropecuária e agroindústria, e por isso, o Centro Estadual de Educação Professor Dom José Brandão de Castro oferta cursos nessas áreas.


“Estamos melhorando o conhecimento do aluno para que ele trabalhe melhor e tenha o seu retorno financeiro, tanto nas áreas produtivas de sua família, quanto em outras áreas. A gente não fala mais em mercado de trabalho, mas em mundo do trabalho, pois a pessoa pode trabalhar tanto em uma empresa, como também para si mesma. Ela tem a oportunidade de montar o seu próprio negócio”, disse ela, explicando que foram feitos estudos e pesquisas sobre as demandas locais para definir quais cursos ofertar.


Colégio Estadual Murilo Braga
Em Itabaiana, o Colégio Estadual Murilo Braga está com as inscrições abertas para o Curso Técnico em Móveis e Curso Técnico em Redes de Computadores. Os dois cursos terão turmas na forma integrada e subsequente e as inscrições vão até 14 de março. Serão ofertadas 80 vagas distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno (na forma subsequente, ensino médio concluído) e 80 vagas distribuídas no horário integral (na forma integrado, ensino fundamental concluído.


Para se inscrever, o candidato deverá comparecer à sede do colégio e entregar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio (para a forma subsequente) ou Ensino Fundamental (para a forma integrada), com as médias das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática. O aluno deve ter a idade mínima de 16 anos para os cursos na forma subsequentes e idade mínima de 14 anos para os cursos na forma integrada.


É necessário apresentar original e cópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Ensino Fundamental.


Do total de vagas disponibilizadas por turma, 20% será destinada a alunos com deficiência. O resultado será divulgado no dia 15 de março e as matrículas deverão ser realizadas em 18 de março, data em que as aulas se iniciam.


Dom José Brandão de Castro
O Centro Estadual de Educação Profissional Professor Dom José Brandão de Castro, em Poço Redondo, prorrogou as inscrições do Processo Seletivo para o Curso Técnico em Agropecuária e Curso Técnico em Agroindústria na forma integrada para o ano letivo de 2019. Serão ofertadas 160 vagas, sendo 80 para cada curso, que terá a duração de três anos.


As inscrições tiveram início no dia 1º de fevereiro e se encerrarão em 18 de março. Para se inscrever, é preciso se dirigir à sede da unidade de ensino, levando original e cópia dos seguintes documentos: Carteira de Identidade e Certificado de Conclusão do Ensino Médio.


Do total de vagas disponibilizadas por turma, 20% será destinada a alunos com deficiência. Já do total geral de vagas, 90% será destinada a estudantes filhos de assentados, acampados, ribeirinhos, quilombolas, indígenas e demais populações do campo.


A classificação ocorrerá mediante análise das médias finais das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática da última série do ensino fundamental. O resultado será divulgado no dia 18 de março, na sede do Centro Estadual de Educação Professor Dom José Brandão de Castro, e no portal da Seduc (http://www.seduc.se.gov.br). Também nesta mesma data serão realizadas as matrículas dos candidatos selecionados e o início das aulas.


IERB
O Instituto de Educação Rui Barbosa, em Aracaju, abriu as inscrições para o processo seletivo no Curso Técnico em Secretaria Escolar, na modalidade subsequente. As inscrições foram prorrogadas até 15 de março, e devem ser feitas na secretaria do IERB. Estão sendo ofertadas 80 vagas na forma subsequente, Ensino Médio concluído, no turno noturno. O curso terá dois anos de duração.


O candidato deve ter, no mínimo, 16 anos de idade, ter concluído o Ensino Médio, disponibilidade para frequentar as aulas, apresentar o certificado de Ensino Médio com as médias das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática para a apuração da média aritmética. Para se inscrever, é preciso levar original e cópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, Certificado de Conclusão do Ensino Médio.


Do total das vagas disponíveis para cada turma, 20% serão destinadas a alunos com deficiência. O resultado será divulgado no dia 16 de março, na sede do IRB e na página oficial da Seduc. As matrículas dos candidatos selecionados deverão ser feitas no período de 21 a 27 de março. O ano letivo está previsto para começar no dia 8 de abril.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação