07 de fevereiro de 2019
POR: Ítalo Marcos
Fonte: Seduc/SE
Em: 06/02/2019 às 00h00

Abertas inscrições para cursos técnicos da educação profissional


A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) publicou editais para o processo seletivo para cursos técnicos profissionalizantes em quatro unidades de ensino da rede estadual de educação. Em todas elas, o período de inscrições se inicia neste mês de fevereiro.


Colégio Estadual Murilo Braga (Foto: Eugênio Barreto/ Arquivo Seduc/SE)

Colégio Estadual Murilo Braga (Foto: Eugênio Barreto/ Arquivo Seduc/SE)


O Centro Estadual de Educação Professor Dom José Brandão de Castro, em Poço Redondo, abriu as inscrições do Processo Seletivo para o Curso Técnico em Agropecuária e Curso Técnico em Agroindústria na forma integrada para o ano letivo de 2019. Serão ofertadas 160 vagas, sendo 80 para cada curso, que terá a duração de três anos.


As inscrições tiveram início no dia 1º de fevereiro e se encerrarão em 22 de fevereiro. Para se inscrever, é preciso se dirigir à sede da unidade de ensino, levando original e cópia dos seguintes documentos: Carteira de Identidade e Certificado de Conclusão do Ensino Médio.


Do total de vagas disponibilizadas por turma, 20% será destinada a alunos com deficiência. Já do total geral de vagas, 90% será destinada a estudantes filhos de assentados, acampados, ribeirinhos, quilombolas, indígenas e demais populações do campo.


A classificação ocorrerá mediante análise das médias finais das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática da última série do ensino fundamental.


O resultado será divulgado no dia 25 de fevereiro, na sede do Centro Estadual de Educação Professor Dom José Brandão de Castro, e no portal da Seduc.


Já as matrículas dos candidatos selecionados deverão ser feitas no período de 25 de fevereiro a 8 de março.


IERB
O Instituto de Educação Rui Barbosa, em Aracaju, abiu as inscrições para o processo seletivo no Curso Técnico em Secretaria Escolar, na modalidade subsequente. As inscrições se iniciaram na terça-feira, 5 de fevereiro, e prosseguirão até o dia 8 de março, e devem ser feitas na secretaria do IERB. Estão sendo ofertadas 80 vagas na forma subsequente, Ensino Médio concluído, no turno noturno. O curso terá dois anos de duração.


O candidato deve ter, no mínimo, 16 anos de idade, ter concluído o Ensino Médio, disponibilidade para frequentar as aulas, apresentar o certificado de Ensino Médio com as médias das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática para a apuração da média aritmética. Para se inscrever, é preciso levar original e cópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, Certificado de Conclusão do Ensino Médio.


Do total das vagas disponíveis para cada turma, 20% serão destinadas a alunos com deficiência. O resultado será divulgado no dia 11 de março, na sede do IRB e na página oficial da Seduc. As matrículas dos candidatos selecionados deverão ser feitas no período de 12 de fevereiro a 17 de março. Se algum aluno excedente vier a ser convocado, deverá se matricular de 21 a 27 de março. O ano letivo está previsto para começar no dia 8 de abril.


Murilo Braga
O Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana, abrirá no dia 18 de fevereiro as inscrições para a seleção do Curso Técnico em Móveis e Curso Técnico em Redes de Computadores. Os dois cursos terão turmas na forma integrada e subsequente. As inscrições vão até 22 de fevereiro.


Serão ofertadas 80 vagas distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno (na forma subsequente, ensino médio concluído) e 80 vagas distribuídas no horário integral (na forma integrado, ensino fundamental concluído.


Para se inscrever, o candidato deverá comparecer à sede do colégio e entregar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio (para a forma subsequente) ou Ensino Fundamental (para a forma integrada), com as médias das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática. O aluno deve ter a idade mínima de 16 anos para os cursos na forma subsequentes e idade mínima de 14 anos para os cursos na forma integrada.


Para se inscrever, é preciso levar original e cópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Ensino Fundamental. Para se inscrever, é preciso levar original e cópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, Certificado de Conclusão do Ensino Médio.


Do total de vagas disponibilizadas por turma, 20% será destinada a alunos com deficiência. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro e as matrículas deverão ser realizadas no período de 5 a 8 de março. As aulas terão início no dia 11 de março.


Neuzice Barreto
O Centro Estadual Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro, está com inscrições abertas para o Curso Técnico em Automação Industrial, na forma integrada. As inscrições estarão abertas no período de 11 a 15 de fevereiro, na sede da unidade de ensino. Serão 175 vagas na forma integrada, distribuídas nos turnos matutino e vespertino. O curso terá a duração de três anos.


Para se inscrever, é preciso levar original e cópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Ensino Fundamental. O candidato deve ter idade mínima de 14 anos e ter concluído o Ensino Fundamental.


Do total das vagas disponíveis para cada turma, 20% serão destinadas a alunos com deficiência. O resultado será divulgado no dia 22 de fevereiro de 19 na sede da unidade de ensino e no portal da Seduc. As matrículas dos candidatos selecionados deverão ser feitas no período de 25 de fevereiro a 1º de março. As aulas estão previstas para começar no dia 11 de março.


Mais informações sobre qualquer um dos editais divulgados podem ser conferidos no Portal da Seduc, através deste link.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação