25 de janeiro de 2019
POR: Lucas Silva
Fonte: Seduc/SE
Em: 24/01/2019 às 00h00

Aluno do Atheneu Sergipense é medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Astronomia


O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto reuniu-se nesta quarta-feira, 23, com Enzo Rafael Prado Maia Santos, aluno da 2ª série do ensino médio no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, medalhista de ouro da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), competição aberta a estudantes de todo país realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira.


Enzo Rafael (Foto: Eugênio Barreto/ Seduc/SE)

Enzo Rafael (Foto: Eugênio Barreto/ Seduc/SE)


Acompanhado do gestor escolar do Atheneu e da professora de Física da escola, Daniel Lemos e Helena de Oliveira, o estudante Enzo Rafael relatou ao secretário da Educação a experiência de ter participado - e conquistado medalha de ouro -, da OBA 2018, que é realizada em uma única fase, na qual os estudantes das escolas inscritas respondem uma prova objetiva com questões sobre Astronomia e Astronáutica.


“Essa conquista me deixa realizado e feliz”, contou Enzo, ao receber do secretário Josué Modesto a medalha de ouro que lhe foi conferida pela Sociedade Astronômica Brasileira. De acordo com Daniel Lemos, Enzo é um entusiasta do estudo da Astronomia no Atheneu Sergipense, sendo um dos responsáveis pela criação do Grupo de Astronomia e Singulares, “com o qual promove palestras e organiza discussões com os colegas”, diz.


“A partir do aprofundamento dos estudos da Física, fui despertando o interesse pela Astronomia, que me fascinou. Quando pensamos que somos gerados no núcleo das estrelas, da poeira cósmica, isso é muito poético”, explicou Enzo, ao destacar que pretende dar continuidade aos estudos astronômicos no curso de graduação de nível superior de Astrofísica, na USP.


Feliz com a constatação de mais uma conquista importante de aluno da Rede Estadual de Ensino, Josué Modesto parabenizou o jovem Enzo e desejou-lhe sucesso em sua jornada acadêmica.  “Que a história do Enzo Rafael e dos professores que o orientaram sirva de exemplo às demais escolas de nossa rede. É sempre muito gratificante essa troca de experiências”, destacou o secretário estadual da Educação.


A OBA objetiva fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.


Também participaram da reunião a diretora da DEA (Diretoria de Educação de Aracaju), professora Eliane Passos, e a chefe de Gabinete da Seduc, Rosilene Maria.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco