07 de maio de 2019
POR: Karla Pinheiro
Fonte: Portal Infonet
Em: 06/05/2019 às 14h51

Carira: Adema conclui que árvores foram envenenadas


A Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema) concluiu relatório que aponta que as árvores do município de Carira foram envenenadas. De acordo com o presidente da Adema, Gilvan Dias, o envenenamento pode ter sido criminal. A Prefeitura Municipal de Carira foi notificada e o relatório encaminhado a Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE) e ao Ministério Público Estadual para que as providências sejam adotadas.


Adema conclui que árvores foram envenenadas (Foto: Adema)

Adema conclui que árvores foram envenenadas (Foto: Adema)


“Não foi possível identificar qual foi a substância que envenenou as árvores porque elas já estavam muito secas, o que impediu uma análise mais detalhada, mas árvores não morrem envenenadas naturalmente, por isso encaminhamos o relatório para o Ministério Público e para a SSP/SE para que encaminhem a demanda aos órgãos locais para que a situação seja investigada, e se houver culpados, que sejam identificados e responsabilizados”, ressalta Gilvan Dias.


O presidente da Adema informa que a Prefeitura de Carira foi notificada para esclarecer como é feita a guarda das praças públicas. “A prefeitura é responsável por fiscalizar e fazer a guarda das praças e espaços públicos, por isso notificamos a gestão municipal para nos informar como é feito essa guarda, e se for constatada negligência, a Prefeitura pode ser responsabilizada também”, explica.


Gilvan adianta que a parte que cabia a Adema do relatório já foi concluída, mas que a Universidade Federal de Sergipe (UFS) está fazendo a análise do solo para identificar se há contaminação. “Amanhã vou me reunir com o reitor da UFS e vou saber como está o andamento da análise. Precisamos saber se o solo foi contaminado, porque se estiver não podemos plantar novas árvores no local, será preciso fazer um trabalho de descontaminação”, conclui.


A Promotoria de Carira informa que ainda não recebeu o relatório da Adema. A equipe do Portal Infonet não conseguiu contato com a Delegacia Regional de Carira e nem com a Prefeitura Municipal.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco