20 de Abril de 2017
POR: Semarh/SE
Fonte: Semarh/SE
Em: 20/04/2017 às 13h03

Semarh/Sergipe realiza reunião em Siriri para tornar pública a criação da UC Mata do Cipó


Na última terça-feira, 18, no Centro de Vivência do Idoso, técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) coordenaram uma reunião no município de Siriri com servidores da prefeitura, objetivando convidar a todos para a implantação da Unidade de Conservação (UC) Mata do Cipó.


Semarh/Sergipe realiza reunião em Siriri para tornar pública a criação da UC Mata do Cipó (Foto: Semarh/SE)

Semarh/Sergipe realiza reunião em Siriri para tornar pública a criação da UC Mata do Cipó (Foto: Semarh/SE)


A nova unidade foi instituída pelo Decreto Nº 30.523, assinado pelo governador Jackson Barreto em fevereiro desse ano, que cria a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Mata do Cipó. O evento acontecerá no dia 26 de maio, por ocasião das comemorações alusivas à Semana Nacional da Mata Atlântica. 


Os representantes da Superintendência de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Florestas (SBF), vinculada à Semarh, explicaram a todos como funcionará a nova Unidade. A gestora do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Junco, Maria Augusta Barbosa, explanou sobre a formação de um Conselho Municipal do Meio Ambiente. “O Conselho deveria construir o Plano Municipal da Mata Atlântica, pois esse instrumento viabilizaria recursos junto ao Ministério do Meio Ambiente e Bancos”, disse.  


Durante a reunião, o gestor da Área de Proteção Ambiental do Litoral Sul de Sergipe (APA SUL), Paulo César Umbelino, assegurou que a instalação da Sede Administrativa da Unidade de Conservação, com equipe de vigilância 24 horas, irá inibir muitos hábitos de degradação do meio ambiente. “Ao longo de seis anos como gestor da APA SUL, pude verificar a diminuição de hábitos, como a pesca ilegal na Lagoa Azul. O trabalho de Educação Ambiental a ser realizado pelo novo gestor será tarefa a ser desenvolvida com a comunidade de entorno, e os resultados serão verificados ao longo do tempo”, disse Umbelino, antes de convidar o secretário de Educação de Siriri, Rogenildo Andrade, a promover um Curso de Capacitação em Ecotrilhas para professores de Ciências da Natureza, para que eles possam desfrutar da Unidade recém-criada, já que essa experiência tornou-se eficaz no município de Santa Luzia do Itanhy.


O secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Siriri, Givaldo Maciel, externou satisfação na criação da referida Unidade e disse que a partir daquele momento se iniciavam novos tempos, com novos rumos a serem tomados acerca do meio ambiente daquela cidade e que seria interessante a participação dos municípios adjacentes que se abastecem da água existente dentro do polígono da Unidade, como os municípios de Nossa Senhora das Dores e Capela. 


Presenças


Além do prefeito de Siriri, José Rosa de Oliveira, que mostrou interesse em ajudar na efetivação da implantação da Unidade Mata do Cipó, estiveram presentes na reunião, o chefe de Gabinete, Luís Alberto Santos; a secretária municipal de Administração, Maria Aparecida Cardoso Santos; a secretária de Ação Social do município, Gilda Cardoso Oliveira, e sua adjunta, Valéria Mota Alcântara de Jesus; o secretário de Planejamento, Jorge de Prado Melo; e a assistente de Saúde Municipal, Adelma de Moura Menezes.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco