14 de março de 2019
POR: Valter Lima
Fonte: Assessoria do Evento
Em: 13/03/2019 às 16h29

CNCP Brasil realiza I Encontro Sergipano de Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias


O Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo (CNCP/Brasil) realiza, no período de 28 a 30 de março, o I Seminário Sergipano de Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias, com a proposta de propiciar a discussão de questões pertinentes à profissão e estimular a reflexão necessária à uniformização de procedimentos protocolares. O evento acontece no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE). Todas as informações estão disponíveis no site www.sscerimonialistas.com.br.


Amauri Santos, realizador do evento (Foto: Arquivo Pessoal)

Amauri Santos, realizador do evento (Foto: Arquivo Pessoal)


“A realização deste seminário é de fundamental importância para os cerimonialistas sergipanos, pois, traremos profissionais renomados nacionalmente. É uma oportunidade para os que trabalham nesta área adquirirem conhecimento sem sair de Sergipe”, explica o realizador do evento, o relações públicas e cerimonialista Amauri Santos.


A solenidade de abertura, que acontece a partir das 20h do dia 28, terá a participação do professor doutor Silvio Lobo Filho, cerimonialista, mestre de cerimônias, advogado, doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, doutorando pela Universidad del Museo Social Argentino, presidente do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo – CNCP/Brasil, membro da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo, além de acadêmico correspondente da Academia Argentina de Cerimonial. Ele proferirá a conferência sobre a “Regulamentação da Profissão de Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias”. Ainda durante a abertura, será prestada uma homenagem ao cerimonialista sergipano Luiz Fernando Ribeiro Soutelo, membro fundador da instituição.


Já no dia 29, iniciam-se as oficinas. No período da manhã, será apresentada a temática “Cerimonial: Tendências do protocolo no Brasil e pelo mundo”, pela renomada cerimonialista Gilda Fleury Meireles. Ela é bacharela em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, e Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero/SP. Gilda ainda é consultora, assessora, instrutora e professora de comunicação empresarial, protocolo, cerimonial, eventos, cultura internacional – hábitos e costumes dos povos e a arte de falar em público – e mestre de cerimônias. É autora dos livros “Tudo sobre Eventos”; “Eventos – Seu Negócio, Seu Sucesso”; “Protocolo e Cerimonial – Normas, Ritos e Pompa” (4ª edição); e co-autora do livro “O Negócio é o Seguinte – Hábitos e costumes dos povos e sua influência na vida empresarial”. É presidente da delegação do Brasil no Consejo Superior Europeo e Iberoamericano de Doctores Honoris Causa (Barcelona, Espanha) e diretora de Relações Institucionais do CNCP – Comitê Nacional do Cerimonial e Protocolo.


Já a alagoana Kátia Albuquerque trará a oficina “Eventos sociais: da ideia à realidade”. Kátia Albuquerque é bacharela em direito, em administração de recursos humanos, MBA em gestão empresarial, líder coach e analista de mapeamento de perfil comportamental – profiler internacional, consultora empresarial, assessora de empresários e advogados na construção da imagem profissional e corporativa, instrutora, facilitadora e professora de gestão de empresas, de protocolo e cerimonial, organização de eventos, gestão de pessoas, turismo, comportamento e etiqueta. Ocupa o cargo de diretora administrativa do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo, CNCP/Brasil. É autora dos livros: Egrégia Corte, Manual do Cerimonial no Poder judiciário, 2009 (esgotado); Da Cor do Passado, 2010; Modos. K- Guia de Comportamento Profissional para Gestores de Eventos, 2013; Antologia da Academia Maceioense de Letras, 2013, 1a., 2a. e 3a. edição; estão em fase de publicação: "A Toga e a Beca": vestes talares, (2015); Siga o Protocolo: Scripts de Solenidades, (2017). 


No terceiro e último dia de evento, sábado, 30, dois temas emblemáticos e representativos na área cerimonialística: o primeiro será “Normas protocolares de precedências: erros e acertos”, que será proferida pelo professor, cerimonialista, economista e membro fundador do CNCP/Brasil, Luiz Fernando Ribeiro Soutelo. À tarde, o jornalista Athayde Alves de Oliveira trará o tema “O Mestre de Cerimônias: seu perfil, sua postura, seu instrumento”. Athayde é membro da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo (cadeira 23), diretor do CNCP/Brasil (2014-2020) e mestre de cerimônias no Governo do Estado do Mato Grosso do Sul.


CNCP
É uma entidade sediada em Brasília, sem fins lucrativos e, tem por objetivo congregar e estimular a colaboração, apoio, participação e a integração de todos os profissionais da área de Cerimonial que exercem função junto aos órgãos públicos, entidades e empresas públicas e privadas, de todo o país.


Dentre suas tarefas, tem centrado esforços no aperfeiçoamento constante da qualificação profissional, contribuído para a formação de especialistas de alto nível e ainda, auxiliado na inserção de novos agentes empreendedores da área do Cerimonial, Protocolo e Etiqueta.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco