28 de dezembro de 2018
POR: Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africana
Fonte: Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africana
Em: 27/12/2018 às 00h00

4ª Caminhada para Oxalá


4ª Caminhada para Oxalá acontece dia 18 de janeiro.


A caminhada acontece na praça do Mini Golf (Imagem: Facebook/ Irivan Assis)

A caminhada acontece na praça do Mini Golf (Imagem: Facebook/ Irivan Assis)

A 4ª Caminhada para Oxalá acontece dia 18 de janeiro às 15h na Praça do Mini Golf. O ato leva a sociedade sergipana a busca incessante pela paz plena entre os povos, uma paz que todos tenham liberdade de expressão e os seus direitos sejam respeitados. Somos povos tradicionais que temos uma forma própria de viver e a caminhada para oxalá expressará isso nas ruas de Aracaju


Com a temática: “Tradição Alimenta, não violenta”, a caminhada vai narrar a história e consciência do alimento sagrado para esses povos, dentro de uma analogia mitológica de Ogum o ferreiro que faz os instrumentos agrícolas para Oxaguian melhorar a produção de Inhame e alimentar seu povo na cidade de Ejigbô. Com isso, reafirmar a importância de defender a sacralização de animais ou o abate para fins religiosos e alertar a comunidade para ficar mobilizada para a retomada em março pelo STF do julgamento do Recurso Extraordinário de número 494601 e denunciar esse julgamento como uma violação aos direitos humanos desses povos a sua soberania alimentar.


Será apresentado ainda a sociedade as diversas violações que os povos de matriz africana têm sofrido no Estado, a exemplo de: fechamento de terreiros, apreensão dos instrumentos sagrados (atabaques), queima de terreiro, apreensão de animais para sacralização, injurias e até de babalorixá ser proibido de deixar o estado.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação