14 de Novembro de 2017
POR: ASN
Fonte: ASN
Em: 13/11/2017 às 14h53

Premiação Nacional de Qualidade em Saneamento será realizada em Sergipe


O evento de encerramento do Ciclo PNQS 2017 será realizado nos dias 20 e 21 de novembro na capital sergipana, Aracaju.


Premiação Nacional de Qualidade em Saneamento será realizada em Sergipe (Foto: Jorge Henrique/ASN)

Premiação Nacional de Qualidade em Saneamento será realizada em Sergipe (Foto: Jorge Henrique/ASN)


O governador Jackson Barreto recebeu, na manhã desta segunda-feira, 13, das mãos do presidente nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES, Roberval Tavares de Souza, o convite para participar da cerimônia de encerramento do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) Ciclo 2017. A visita foi acompanhada pelo presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, Carlos Melo.


O evento de encerramento do Ciclo PNQS 2017 será realizado nos dias 20 e 21 de novembro na capital sergipana, Aracaju. Em sua 21º edição, o PNQS é o prêmio de saneamento mais importante do Brasil.


“Recebi este convite com muito prazer, pois a qualidade da gestão é essencial para prestarmos um serviço cada vez melhor à nossa população. Pela primeira vez, Sergipe recebe este evento, considerado o Oscar do saneamento, e estamos muito felizes em poder receber profissionais de todo o Brasil e autoridades na área para discutir à pauta do saneamento. A Deso será a anfitriã do encontro e também será premiada na ocasião, como um reconhecimento ao desempenho da nossa Companhia de Saneamento”, afirmou o governador.


A Deso será premiada em duas categorias, Troféu Quiron – Bronze e Troféu Quiron – Prata pelas práticas de gestão aplicadas na empresa. “É com muito orgulho e satisfação que a gente recebe, mais uma vez, o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento. Já é a terceira vez que a Deso recebe essa premiação, o que mostra a dedicação de todos que fazem a Companhia e que estamos caminhando para buscar excelência na qualidade. A gente vem, a cada ano, avançando nessa parte da qualidade, buscando sempre o foco em indicadores, metas e resultados para que todos os funcionários estejam engajados e comprometidos nesse processo de melhoria da gestão. Todo esse processo é importante para que nossos clientes tenham satisfação pela qualidade do serviço prestado”, explicou Carlos Melo.


Com realização do CNQA - Comitê Nacional da Qualidade ABES, o evento terá, no dia 20, o Seminário de Benchmark – Apresentação de Cases IGS (Inovação da Gestão em Saneamento) e PEOS (Prêmio de Eficiência Operacional no Saneamento), no Delmar Hotel, e no dia 21, o Seminário de Benchmark – Painéis com os vencedores dos Níveis B, I, II, III e IV do AMEGSA e do SQFSA (Delmar Hotel) e a Cerimônia de Premiação do PNQS (Iate Clube Aracaju).


O presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, falou da importância do PNQS para o desenvolvimento do setor. “Mais de 500 profissionais de todo o Brasil estarão presentes nestes dois dias de evento aqui em Aracaju. São trezentos profissionais de outros estados mais duzentos de Sergipe, que vão discutir boas práticas de gestão em saneamento. E, ao final do dia 21, vamos realizar a entrega dos prêmios. Este ano, serão 20 empresas premiadas, dentre elas a empresa anfitriã, que é a Deso. Para esse reconhecimento, as empresas recebem uma avaliação, auditores externos verificam em todas as empresas como é que está o atendimento à população e o atendimento à melhoria do saneamento. As empresas estão no caminho certo, porque o grande reconhecimento é atingir a universalização do serviço de saneamento para que toda população tenha acesso à água e esgoto".


Tavares também elogiou o desempenho da companhia de Sneamento de Sergipe. "A  Deso tem práticas de gestão que demonstram a eficiência na operação, no atendimento ao cliente, na governança dos recursos. A empresa de Sergipe é uma das reconhecidas porque está no caminho certo, de atender a população com qualidade nos serviços de saneamento".


PNQS
O Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento é reconhecido pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental, pois estimula a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco