09 de Outubro de 2017
POR: Abeforense
Fonte: Abeforense
Em: 05/12/2017 às 00h00

I Jornada Brasileira de Enfermagem Forense


A Associação Brasileira de Enfermagem Forense – ABEFORENSE promove a Primeira Jornada Brasileira de Enfermagem Forense com o objetivo de divlgar essa nova área da enfermagem, bem como suas Competências Técnicas.


I Jornada Brasileira de Enfermagem Forense (Imagem: Divulgação/Abeforense)

I Jornada Brasileira de Enfermagem Forense (Imagem: Divulgação/Abeforense)


Recentemente o COFEN – Conselho Federal de Enfermagem aprovou a Minuta de Resolução Nº 0556/2017 – Regulamenta Atuação da Enfermagem Forense no Brasil. A nova resolução lista as áreas de competência, incluindo atenção a vítimas de violência, desastres de massa, sistema prisional e psiquiátrico, entre outros.


A Enfermagem Forense foi reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem – COFEN através da Resolução nº 389, de 18 de outubro de 2011 atualiza, no âmbito do Sistema COFEN/Conselhos Regionais de Enfermagem, os procedimentos para registro de título de pós-graduação lato e stricto sensu concedido a Enfermeiros e lista as Especialidades no item 17. Enfermagem em Legislação com sub item 7.2. Enfermagem Forense.


Para Virginia Lynch, precursora da enfermagem forense no mundo, a enfermagem Forense é a junção da ciência da enfermagem com a prática forense, ou seja, o enfermeiro irá utilizar de seu conhecimento técnico e científico para saber quando deve trazer a aplicação da lei como forma de tratar o paciente vitima de violência ou seus agressores. As competências Técnicas da enfermagem forense são os parâmeros norteadores para essa prática


Competências Técnicas da Enfermagem Forense:
- Violência Sexual;
- Sistema Prisional;
- Psiquiátrica;
- Perícia, Assistência Técnica e  Consultoria;
- Coleta Recolha e Preservação de Vestígios;
- Pós Morte;
- Desastres em Massa, Missões Humanitária e Catástrofes;
- Maus Tratos, Traumas e Outras Formas de Violência nos Diversos Ciclos da Vida.


Esses temas serão abordados durante a I Jornada que será realizada no auditório da OAB – Sergipe dos dias 05 á 07 de Dezembro de 2017. As inscrições serão realizadas através de email. O pagamento poderá ser efetuada através de boleto bancário ou no cartão de crédito. Acadêmicos e Associados da Abeforense terão desconto em sua inscrição.


A submissão para os trabalhos científicos ocorrerá a partir do dia 09 de outubro á 12 de novembro de 2017.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco