19 de Maio de 2017
POR: Aparecida Onias
Fonte: Sesc/SE
Em: 18/05/2017 às 00h00

Oficina Circense no Sesc Dramaturgia


O Sesc iniciou na manhã de hoje, no ginásio de esportes Charles Moritz, a oficina artística “Dramaturgia em Circo”, ministrada pelo diretor Renato Rocha até o dia 22/05. Os participantes terão a oportunidade de experimentar os diferentes tipos de dramaturgias, seja na construção da cena, do espetáculo, ou na própria vivência do artista.


Segundo o diretor, o trabalho consiste em desenvolver uma abordagem integrada entre pesquisa artística, formação, técnica e criação de números ou projetos artísticos. “Abordaremos também o relacionamento com o público hoje, sua cidade e o mercado circense nacional e internacional. Veremos do circo clássico ao contemporâneo e os próprios festivais”, completou.


Os participantes terão ainda a oportunidade de vivenciar um pouco do processo criativo colaborativo que o diretor Renato Rocha vem desenvolvendo na Europa, principalmente em Londres. Eles serão expostos a exercícios físicos, vocais, jogos de escuta em grupo, além de ferramentas com foco na composição cênica, a partir do diálogo entre o circo, a performance, a dança e a cena. O espaço cênico servirá de plataforma de encontro entre as demais expressões artísticas, que se colocarão a serviço de cada ator e de suas dramaturgias.


Sobre o Oficineiro


O diretor brasileiro Renato Rocha desenvolve uma carreira internacional desde 2010. Em Londres, criou espetáculos para a Royal Shakespeare Company, The Roundhouse, LIFT (Festival Internacional de Teatro de Londres) e Circolombia. Criou espetáculos também para a Bienal Internacional de Artes de Marselha, o Teatro Nacional da Escócia, o Festival Internacional de Dança de Leicester, União Européia e Unicef.


Renato Rocha também dirigiu e colaborou com projetos na Índia, Berlim, Tanzânia, Quênia, Egito, Paris, Nova York, Edimburgo, Estocolmo e Colômbia. É também diretor artístico da organização Street Child United, que cria projetos artísticos, trabalhando com jovens de rua em 20 países. Ele é um dos diretores artísticos da Circus Incubator, uma plataforma de pesquisa de circo criada em colaboração entre La Grainerie (França), Circus Info e Cirko (Finlândia), Subtopia (Suécia), La Central del Circ (Espanha), La TOHU (Canadá) e Luni Produções (Brasil).

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco