26 de fevereiro de 2019
POR: Victória Valverde*
Fonte: F5 News
Em: 23/02/2019 às 09h00
Atualizada: 22/02/2019 às 18h04

Noivos surpreendem ao optar por um bufê vegano para festa de casamento


Perspectiva é que mercado se adapte cada vez mais à ideologia para uns; para outros, um estilo de vida.


Noivos surpreendem ao optar por um bufê vegano para festa de casamento (Foto: Marcelo Sousa Fotografias / Via F5 News)

Noivos surpreendem ao optar por um bufê vegano para festa de casamento (Foto: Marcelo Sousa Fotografias / Via F5 News)


A festa de casamento é um momento ímpar na vida de um casal. São muitos os preparativos: vestimentas, decoração, trilha sonora, lista de convidados e o bendito bufê. Ao escolher o menu, é importante que anfitriões e convidados igualmente saiam satisfeitos. Mas e quando os noivos seguem um estilo de vida vegano?


Segundo uma pesquisa do Ibope do ano passado, cerca de 14% dos brasileiros se declaram veganos ou vegetarianos atualmente. A estimativa equivale a cerca de 29,2 milhões de pessoas. Com essas dietas se tornando cada vez mais comuns, opções de menus veganos em cerimônias também ganham popularidade.


Novos valores
A advogada de 29 anos Viviane Mendonça é vegana há um ano. Seu noivo, o engenheiro Raphael Cavalheiro, também vegano, foi quem a apresentou ao novo estilo de vida.


“O que me levou ao veganismo foi abandonar as certezas e verdades impostas a mim desde nascença e começar a questionar minhas atitudes baseando-se apenas em ética. Uma vez que cortei todos os produtos de origem animal, senti minha saúde melhorar, meu corpo funcionar melhor. Senti minhas energias renovadas. Não parei mais. Me libertei”, diz Viviane.  


Quando ocorreu o noivado, o casal enxergou a decisão de ter um bufê totalmente vegano como algo natural. Segundo eles, “não existe espaço para dor e sacrifício em uma celebração de amor”.


Além do bufê, a cerimônia também passará por outras adaptações para se adequar à ideologia dos noivos. Na festa não haverá uso de nenhum produto que tenha algo de origem animal como ingrediente ou que seja testado em animais.


“Meu sapato será de material sintético, os canudos serão biodegradáveis. Também será reduzido o uso de plástico para diminuir o impacto do nosso lixo. Os padrinhos foram presenteados com bonsais e os convidados no dia da festa levarão uma plantinha de lembrança para incentivar o plantio e a reposição da flora”, explica a noiva.


Em relação à opinião dos convidados, Viviane diz não se importar com as críticas negativas e acredita que quem não conhecer a ideologia terá uma primeira experiência incrível com o veganismo.


“Estar em uma festa vegana e em alguma parte da comemoração esquecer completamente que não há nada de origem animal ali, é um argumento muito forte em favor de quem sabe que a transição pode ser feita de maneira natural e sem grandes privações”, diz a noiva.


O bufê
Para realizar o sonho do bufê vegano o casal contratou o “‎Maria Antonieta Cerimonial e Eventos”. A representante do cerimonial, Patrícia Melo, que atua há quatro anos no mercado, diz nunca ter visto um casamento vegano e enxerga essa festa como um divisor de águas.


“Fizemos uma logística com o envolvimento de dois bufês para que dê certo, já que na cidade não existe um bufê efetivamente vegano. Apesar disso, o mercado está cada vez mais aberto para este público. As pessoas podem cada vez mais ser quem são e isso reflete nos eventos”, relata a cerimonialista.


Dentre as comidas que estarão disponíveis no evento estão Canapés, quiche, quibe, bobó de couve flor, vatapá, massas, risoto de cogumelos, lentilha com cebola caramelizada, saladas e strogonoff de palmito.


O casal Vivian e Raphael mostra-se muito satisfeito com a encomenda e espera que o mercado de produtos e serviços veganos cresça cada vez mais.


“Acho super favorável pela perspectiva de que quanto mais empresas e restaurantes oferecerem opções veganas, mais pessoas que têm vontade de aderir ao veganismo sentirão menos a transição. O veganismo também é uma ferramenta de prestigiar e  desenvolver o mercado local e o pequeno produtor” relata a noiva.


*Estagiária sob a orientação da jornalista Monica Pinto

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação