19 de fevereiro de 2019
POR: Victoria Galina
Fonte: Press à Porter Gestão de Imagem
Em: 19/02/2019 às 10h32

Gratinado: Fortaleza ensina tudo o que você precisa saber sobre este método


Proveniente da culinária francesa, a prática de gratinar é essencial para quem quer entender de cozinha.


Parafuso Gratinado de Queijo e Bacon (Foto: Divulgação)

Parafuso Gratinado de Queijo e Bacon (Foto: Divulgação)


Derivado da palavra em francês, Gratin, o gratinado está presente em inúmeros pratos, dourando e cozinhando os ingredientes e, muitas vezes, adicionando uma leve crocância à superfície da receita.


A prática pode ser realizada com queijos, migalhas de pão, ovos ou manteiga margarina e utilizada, principalmente, em proteínas – carnes e peixes. Também pode ser aplicada em preparos típicos de massas e até de outros tipos de alimentos, como a batata ou alguns legumes, por exemplo. Além disso, ainda traz mais cor e sabor aos seus pratos.


Parafuso gratinado de queijo e baconAh! Nem sempre conseguimos chegar ao resultado perfeito. A distância entre o alimento e o topo do forno precisa ser preciso, senão, o tempo necessário para dourar aumenta e a sua receita pode passar do ponto ou até queimar. Por isso, é importante saber qual é o jeito certo de realizar este método, aprendendo a forma certa de gratinar para não cometer nenhum erro.


A Fortaleza, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, ajuda a agregar mais conhecimento ao seu dia a dia na cozinha com três dicas* importantes para conseguir um gratinado de dar água na boca. Confira:


· Preaqueça o grill do forno até o metal ficar incandescente, para acelerar o processo de dourar e evitar que o alimento passe do ponto;


· Pincele levemente os alimentos com óleo para acelerar o ganho de cor e aumentar os sabores. Limpe qualquer excesso para evitar que bolhas estourem;


· Coloque a superfície do alimento perto do elemento de aquecimento, a cerca de 2,5 cm de distância, e verifique com frequência, assim que começar a ganhar cor, ou a cada minuto ou menos. Vire ou retire o alimento assim que obter a cor desejada. Se necessário, termine o cozimento dentro do forno com o grill desligado. 


Por ser um método simples e relativamente fácil, é comum achar que erros no modo de preparo não serão cometidos. Mas, atenção e cuidado são práticas muito importantes para conseguir uma receita bem feita.


Com o Parafuso Gratinado de Queijo e Bacon, sugestão da Marca Fortaleza, você pode colocar em prática o que aprendeu e saborear uma refeição maravilhosa com toda a família.


Veja o passo a passo abaixo:


Como fazer Parafuso Gratinado de Queijo e Bacon


 


Ingredientes:
2 xícaras de Macarrão Parafuso Fortaleza
150g de bacon em cubos
½ cebola picadinha
½ xícara de ervilhas
1 caixa de creme de leite
70g de queijo minas padrão
70g de queijo gouda
Alecrim, sal, pimenta do reino moída e noz moscada ralada a gosto


Modo de Preparo:
- Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente, de acordo com as instruções de preparo da embalagem. Rale os queijos no ralo grosso, misture e reserve.
- Em uma panela funda, doure o bacon na sua própria gordura. Acrescente a cebola e refogue.
- Escorra e descarte o excesso de óleo. Abaixe o fogo e acrescente o creme de leite, a ervilha e 2 colheres de sopa da própria água em que foi cozido o macarrão. Junte metade da mistura de queijos e misture. Tempere com sal, pimenta do reino moída, noz moscada ralada e alecrim a gosto.
- Junte o macarrão já escorrido e envolva-o inteiramente com o molho. Leve a um refratário untado com um fio de azeite. Coloque por cima a outra metade da mistura dos queijos ralados. Leve ao forno médio para gratinar.


*Dicas para Cozinhar Bem. McGEE, Harold, 2012. Zahar, pg. 111.
 

Acesse www.marcafortaleza.com.br e siga as redes sociais para saber dicas deliciosas e práticas.
Facebook: www.facebook.com/marcafortaleza 
Instagram: www.instagram.com/marcafortaleza
SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor
Marca Fortaleza: 0800 702 5509



Sobre a Fortaleza
Com mais de 65 anos de tradição, a Marca Fortaleza foi a primeira a ser lançada pela M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos. Hoje já são mais de 60 produtos oferecidos aos consumidores, entre massas, biscoitos e torradas, fabricados em uma das maiores plantas industriais do País. Os alimentos Fortaleza são distribuídos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, deixando as refeições muito mais saborosas, desde a hora do café da manhã até o jantar. Há vários anos, a Marca Fortaleza é destaque no prêmio Grandes Marcas, do jornal Diário do Nordeste.


Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos
Contando com sessenta e cinco anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos, bits de cereais, cobertos de chocolates, torradas e refrescos. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 20 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.


Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 15 unidades industriais e 37 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 30 países em todos os continentes.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco