18 de julho de 2018
POR: PMA
Fonte: PMA
Em: 17/07/2018 às 16h17

Festival da Canção Francesa está com inscrições abertas


Pela primeira vez, Aracaju vai sediar a etapa regional Nordeste do Festival da Canção Francesa. O concurso cultural de nível nacional, promovido pela Aliança Francesa de Aracaju com o apoio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), tem como objetivo difundir a música contemporânea francófona. Organizado em três etapas, o concurso dá aos candidatos a chance de interpretar canções em francês e concorrer a uma viagem com acompanhante para Paris.


Festival da Canção Francesa está com inscrições abertas (Imagem: Funcaju)

Festival da Canção Francesa está com inscrições abertas (Imagem: Funcaju)


De acordo com o presidente da Funcaju, Cassio Murilo, o apoio da fundação é mais um incentivo para a abrangência da cultura musical sergipana. “Esse incentivo valoriza e eleva a cultura musical no nosso estado. Quando falamos da cultura francesa, ela merece ser reverenciada por nós brasileiros, porque foi também a partir dela, através da família imperial, que os diferentes tipos de artes se instalaram em nosso país”, explicou.


“Se você pesquisar saberá a imensa influência que a cultura francesa tem na cultura nordestina, principalmente. Por exemplo, as quadrilhas juninas e os passos ‘anarriê' e 'anavantu’, além do acordeon, são corruptelas de termos franceses”, complementou o diretor de Arte e Cultura da Funcaju, Nino Karvan, reforçando a importância do apoio da Funcaju para o Festival.


De acordo com o diretor da Aliança Francesa de Aracaju, Carlos Hermínio Oliveira, o Festival da Canção Francesa já é um evento muito aguardado pelo público, que permite revelar novos talentos. “O concurso é aberto a cantores amadores e profissionais, que falem ou não francês. Não é preciso desistir se não dominar o idioma, o essencial é caprichar na interpretação e na pronúncia”, disse.


Os interessados têm até 14 de agosto para efetuar a inscrição gratuita pelo site www.afaju.com.br ou presencialmente na Aliança Francesa de Aracaju. O candidato deverá entregar o link da gravação da canção interpretada, em formato digital de vídeo, sem cortes e sem edição, além de toda a documentação exigida. A escola de idioma fica localizada na rua Pacatuba, 288, Centro de Aracaju. O telefone para contato é o (79) 3211-9868.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco