17 de Julho de 2017
POR: Assessoria
Fonte: Assessoria
Em: 17/07/2017 às 00h00

Laranjeiras celebra 4º Encontro de Cacumbis em homenagem a Mestre Deca


A Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu nesse domingo (16), o 4º Encontro de Cacumbis e Convidados em homenagem a José Santana dos Santos, o saudoso “Mestre Deca”.  Os grupos folclóricos saíram em cortejo pelas ruas da cidade até a Igreja São Benedito, onde foram realizadas manifestações em louvor a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. As comemorações celebram também o aniversário de Mestre Deca, que ocorreu no último dia 13.


Laranjeiras celebra 4º Encontro de Cacumbis em homenagem a Mestre Deca (Foto: Assessoria)

Laranjeiras celebra 4º Encontro de Cacumbis em homenagem a Mestre Deca (Foto: Assessoria)


Após o cortejo e apresentações folclóricas, houve palestras com Irineu Fontes e Janaína Couve, além e homenagens aos Mestres e Líderes e mais apresentações de grupos de vários municípios, além de Laranjeiras, como Itaporanga, São Cristóvão, Lagarto, Itabaiana, Rosário, Barra dos Coqueiros, Aracaju, Japaratuba e Moita Bonita.


O prefeito Paulo Hagenbeck (DEM, o “Paulão das Varzinhas”, enfatizou que esta é mais uma ação pela valorização da Cultura Popular. “Laranjeiras perdeu esse compromisso com a Cultura, com a sua gente. Nós estamos resgatando isso, a essência do nosso povo, valorizando as suas tradições. Estamos trabalhando a autoestima do laranjeirense, prestando esta homenagem a Mestre Deca que faz história com os Cacumbis”.


Nos dias atuais os Cacumbis têm como objetivo temático a louvação a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, santos protetores dos negros no Brasil. “É uma manifestação coreográfíca onde os seus dançadores são verdadeiros artesões da simetria gestual, utilizando um bailado brejeiro e rico”, explicou o prefeito.


Mestre Deca
Nascido em 13 de julho de 1936, na Fazenda Boa Luz (em Laranjeiras), Mestre Deca é filho de Cândido Ramos dos Santos e Maria São Pedro dos Santos. Ele brincava o Cacumbi desde criança com o grande amigo Zé Macario, conduzido pelo inesquecível Zé de Pita. Durante sua trajetória dedicada ao Cacumbi, Mestre Deca recebeu várias homenagens, Troféus, Medalhas, além de um CD gravado com as canções e louvores do folguedo.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco