18 de junho de 2019
POR: Célia Silva
Fonte: Fan F1
Em: 17/06/2019 às 11h11

Orquestra Sanfônica está fora do Forró Caju


Tradicional por estar presente no Forró Caju, este ano excepcionalmente a Orquestra Sanfônica de Aracaju (ORSA) ficará de fora da festa junina da Prefeitura de Aracaju. Criada em 2007 pelo prefeito Edvaldo Nogueira, o grupo conhecido nacionalmente irá tocar no Arraiá da Orla, evento do Governo do Estado, no dia 24, às 21h30.


Orquestra Sanfônica está fora do Forró Caju (Foto: Via Fan F1)

Orquestra Sanfônica está fora do Forró Caju (Foto: Via Fan F1)


O maestro da orquestra, Evanilson Vieira, disse que na semana passada a PMA  fez o convite para que a ORSA integrasse a programação, fazendo a abertura do Forró Caju, no dia 23, “só que os músicos já estavam comprometidos com outros eventos, até tentei outra data, já que são quatro dias de festa, mas não ofereceram outras possibilidades”, lamentou.


Mas,a PMA informou que foi cogitada uma participação no encerramento da festa, no dia 29 de junho, porém, em ambos os casos, havia incompatibilidade de agenda. A Prefeitura destacou ainda que a programação do evento segue o que foi acordado no convênio com o Ministério do Turismo, cumprindo grade de dias e horários e, portanto não havia possibilidade de abrir exceção para o caso.


A Orquestra
Até 2012, a Orquestra Sanfônica de Aracaju era ligada diretamente à Escola de Artes Valdice Teles, unidade da Fundação Cidade de Aracaju, que a criou, e formada por 22 membros, que recebiam um subsídio da prefeitura. Com a mudança de gestão, a orquestra perdeu a ajuda e alguns membros, também.


Atualmente, a ORSA é formada por 11 sanfoneiros, três percussionistas e um contrabaixista. “Hoje, nos mantemos com as apresentações e shows”, disse o maestro.


Nos 12 anos de criação, a orquestra ganhou vários títulos e destaque nacional, entre eles: Troféu Sanfona de Ouro (2007 e 2016); Menção Honrosa do Governo de Sergipe (2017 e 2019); Selo Comemorativo dos Correios (2011); e se apresentou ao lado de artistas como Dominguinhos, Targino Gondim, Cláudia Leite e em programas de TV da Rede Globo e Record, além de tocar nos 70 anos da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.


Agenda
No próximo dia 6, a ORSA fará show no aniversário da Rádio Cultura, no Iate Clube. E no dia 9, fará a abertura, às 18h, da festa dos 50 do Estádio Lourival Batista – a Arena Batistão. O evento é promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer e na apresentação, a orquestra irá apresentar a Ave Maria Sertaneja e o Hino do Batistão, “gravado por Luiz Gonzaga, em 1969, quando tocou com sua sanfona na abertura do Batistão, seguida do Jogo da Seleção Brasileira”, informou o maestro.


Veja o vídeo com uma das primeiras apresentações da ORSA

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco