12 de janeiro de 2018
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 12/01/2018 às 00h00

Agentes de saúde de Arauá incentivam gesto pela doação de sangue


Uma iniciativa solidária, com a participação de cerca de trinta agentes de saúde do município de Arauá, colaborou com o serviço de doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde. A ação nesta sexta-feira, 12, tem o propósito de ajudar ao próximo e ampliar as doações para reposição dos estoques de todos os grupos sanguíneos durante o mês de janeiro e o feriado prolongado de Carnaval.


Agentes de saúde de Arauá incentivam gesto pela doação de sangue

Agentes de saúde de Arauá incentivam gesto pela doação de sangue


A origem da motivação do grupo vem dos pacientes assistidos na Rede Hospitalar do Estado que necessitam de transfusão sanguínea. “No ano passado conseguimos vir duas vezes. Nos organizamos para iniciarmos 2018 com essa campanha, pedimos o transporte ao Hemose e aqui estamos para ajudar a salvar vidas. Este é o sentimento que temos quando saímos de Arauá para Aracaju para fazermos a doação de sangue”, disse Wagner Luz, membro da comissão de organização da campanha.


De acordo com a enfermeira e gerente de Coleta do Hemocentro de Sergipe, Florita Aquino, a indicação para transfusão de sangue compreende uma série de fatores clínicos para atender pacientes tais como oncológicos, renais crônicos, portadores de leucemias ou cirúrgicos, além de pacientes portadores de doenças hematológicas, a exemplo  da anemia falciforme.  “Por isso que pedimos a colaboração regular dos doadores fidelizados para garantir o atendimento ao público”, ressaltou.


Ela lembra que para o dia da doação é recomendado que o doador compareça ao Hemose bem alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento, que tenha um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não ingira bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evite fumar por pelo menos duas horas antes de fazer a doação. “Essas são algumas condições necessárias e que são avaliadas antes de liberarmos o voluntário para doação de sangue”, reforçou Florita.


Doação de sangue
Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, com idade entre 16 a 69 anos e peso superior a 50 quilos. Menor de 18 anos somente com termo de autorização, assinado pelos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco