17 de Julho de 2017
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 17/07/2017 às 00h00

Secretário de Estado da Saúde de Sergipe comemora funcionamento do primeiro dos seis tomógrafos


Secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima (Foto: Arquivo SES/SE)

Secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima (Foto: Arquivo SES/SE)

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), concluiu o reparo do tomógrafo localizado no Pronto-Socorro do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Esse tomógrafo tem capacidade para realizar até seis exames por hora e é um importante equipamento para os atendimentos de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).


Natural do município de Pirambu, Jeane da Silva Santos teve acesso ao aparelho na manhã desta segunda-feira, 17. Para ela, a boa notícia que contempla todos os sergipanos trará agilidade para a realização de uma cirurgia de hérnia umbilical. “Acompanhei diariamente as notícias sobre a chegada do novo tomógrafo e agora que ele chegou tenho certeza que esse novo aparelho irá melhorar muito a minha situação e o atendimento no Huse de forma geral”, declarou Jeane, vítima de um acidente que comprometeu membros inferiores e superiores, causando até mesmo hemorragia cerebral.


Com a reinstalação do aparelho, Thiago Oliveira Santos saiu do município de São Cristóvão para a realização de exames no Huse. Vítima de queda, ele foi levado ao pronto socorro para a realização de tomografia no abdome. “Cheguei logo cedo no hospital e já consegui realizar raios x. Agora sigo para a tomografia com a certeza de que, se o aparelho não tivesse sido restaurado, eu estaria esperando por mais duas semanas a conclusão desse exame”, ressaltou com alegria.


O maqueiro Cleomárcio Xavier reconhece a mudança na dinâmica do Huse após a chegada de um dos tomógrafos a serem restaurados para atender as necessidades assistenciais de pacientes do SUS. “Num intervalo de 30 minutos, por exemplo, tivemos a realização de cinco exames e com isso, a previsão de melhorias no fluxo de pacientes do Huse, o que acaba beneficiando também toda a Rede Estadual de Saúde. Ou seja, não enfrentamos problemas de retenção de macas, visto que não estamos realizando transporte de pacientes para a realização de tomografia. Sem dúvidas, esse reparo representa muito para inúmeros cidadãos”, analisou.


A restauração do aparelho representa uma conquista também associada à aquisição de três novos tomógrafos, por meio de recursos próprios do Governo do Estado. O primeiro dos três novos equipamentos já está em funcionamento no Centro de Oncologia do Huse e pretende garantir maior qualidade na realização de exames em pacientes com câncer. Veio, portanto, substituir o antigo tomógrafo que estava em uso há mais de 15 anos na unidade.


Seis tomógrafos
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, após a conclusão de reparos e as novas aquisições, a Rede Estadual de Saúde irá disponibilizar o total de seis tomógrafos, beneficiando os sergipanos com serviços de saúde realizados com mais qualidade e rapidez. Segundo ele, com todo esse avanço será possível uma redistribuição dos equipamentos, possibilitando que dois tomógrafos atendam pacientes no Huse, um no Centro de Acolhimento e Diagnósticos por Imagem (CADI) e dois no interior, nos Hospitais Regionais de Estância e Itabaiana.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco