17 de julho de 2019
POR: Ferreira Filho
Fonte: Ferreira Filho
Em: 17/07/2019 às 07h49

De frente para o caos



Quarta-feira, 17 de julho de 2019


Lagoa Doce - Foto: Arquivo Portal Infonet

Lagoa Doce - Foto: Arquivo Portal Infonet

De frente para o caos


Na manhã de ontem, 16, o prefeito Edvaldo Nogueira, ao lado do governador Belivaldo Chagas estiveram numa solenidade da prefeitura para anúncio de recuperação da capital após as chuvas, no bairro Jabotiana.


Não sei se cabia um ato daquela natureza para anunciar as ações que serão executadas pela prefeitura de Aracaju após as chuvas. Poderia ser uma coletiva com a imprensa. No local do ato, as pessoas ainda estão bem ressentidas com os estragos causados e, por isso, as vaias nos governantes enquanto discursavam. Erro de estratégia.
Mas, uma coisa é preciso registrar:  a coragem de Edvaldo e Belivaldo irem diante da população ainda em desgraça com as consequências das enchentes. Muita coragem. Isso é fato.


Em meio às tantas vaias recebidas, os executivos anunciaram o que será feito pela PMA e pelo governo estadual, o que me parece ser medidas curativas, enquanto a população deseja serviços definitivos, que evitem ocorrências semelhantes no futuro.


O governador Belivaldo Chagas disse que se ficar comprovado que os problemas de alagamento no bairro Jabotiana e Largo Aparecida foram agravados por causa do aterramento na lagoa Doce com as obras da Deso, os serviços irão parar. A lagoa Doce margeia os conjuntos Santa Lúcia, JK e Sol Nascente recebe água do rio Poxim e durante as chuvas transbordou.


Essa declaração de Belivaldo requer uma indagação: a possibilidade de transbordo da lagoa Doce não foi analisado pelos técnicos antes do início do serviço ? Hummm...."Faiou"



De volta pra casa?
O presidente regional do DEM em Sergipe, ex-deputado federal José Carlos Machado, receeu nesta terça-feira a visita da deputada estadual Goreti Reis e conversaram sobre o fortalecimento do partido em Sergipe e, particularmente, em Lagarto. Foi uma conversa política sobre a atuação crescente do DEM em todo Estado e considerada “muito boa” pela deputada Goreti Reis e pelo ex-deputado José Carlos Machado.



Frente de trabalho
O prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu com o secretário nacional da Defesa Civil, Alexandre Lucas, na manhã desta terça-feira, 16. Na pauta do encontro, as fortes chuvas que atingiram a capital sergipana ao longo da última semana. Acompanhado de todos os membros do Comitê de Gerenciamento de Crise, o gestor municipal apresentou, ao representante do Governo Federal, dados sobre a frente de trabalho que foi colocada em prática na capital sergipana para minimizar os transtornos causados à população, diante da precipitação acumulada entre os dias 8 e 13 de julho, e da cheia do Rio Poxim que alagou pontos do bairro Jabotiana.



Não perturbe
A partir desta terça-feira,16, os consumidores podem aderir ao serviço de bloqueio das chamadas de telemarketing, relacionadas à oferta de serviços de telecomunicações. A iniciativa partiu de uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e sua implantação é realizada pelas empresas prestadoras. Como forma de difundir o serviço, que beneficia diretamente os consumidores, a Prefeitura de Aracaju promove a divulgação desta ferramenta, por meio do Programa de Proteção e Defesa dos Consumidores (Procon Aracaju), órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).


Não perturbe II
Segundo o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, os órgãos de proteção recebem grande volume de denúncias em relação a essa importunação por parte das empresas de telefonia ou telecomunicações, para a venda de serviços. De acordo com o último ranking divulgado pelo órgão, em 22 de março deste ano, quatro empresas de telefonia integraram a lista das empresas com maior número de reclamações fundamentadas, sendo uma delas a ocupante do primeiro lugar dessa relação composta por 10 empresas.


Amigos do leite
Tem início nesta quarta-feira, 17, a décima edição da Grande Festa Amigos do Leite de Santa Rosa do Ermírio, povoado do município de Poço Redondo, no Alto Sertão sergipano. O evento será realizado até o dia 20 de julho, no Parque dos Cajueiros, e promete movimentar a economia da bacia leiteira com uma vasta programação, que inclui exposição e venda de animais. A secretaria de Estado da Agricultura do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) apresentará, no evento, os primeiros resultados do Programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).


Amigos do leite II
De acordo com o representante da organização do evento, Odair José de Oliveira, o povoado está entre os maiores produtores de leite de Sergipe, com produção de mais de 100 mil litros de leite por dia. “Santa Rosa do Ermírio é a ‘terra do leite’, com maior produção por metro quadrado em Sergipe. A festa proporciona o aumento no número de negócios firmados no setor e a interação entre agricultores e produtores do Alto Sertão, com troca de conhecimentos na área de bovinocultura e caprinocultura, tecnologias para o campo e negociação de animais”, conta o organizador.



Pagando pra ver
O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) fez uma provocação no Jornal da Fandesta terça-feira, 16, para responder às críticas que vêm sofrendo da oposição, e em especial do Partido dos Trabalhadores, pelo voto favorável que deu à Reforma da Previdência, no último dia 11. “Como o PT irá votar a Reforma em Sergipe, já que o governo é representado por Belivaldo Chagas, do PSD, e pelo PT, da vice-governadora Eliane Aquino. O partido vai votar contra? Lá na frente a gente aguarda”, fustigou o parlamentar.



Suspensão de processos
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, decidiu ontem (16) suspender todas as investigações que foram baseadas em dados fiscais repassados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e pela Receita Federal ao Ministério Público sem autorização judicial.Com a decisão, as investigações que estão em andamento em todo o país só poderão ser retomadas após o plenário da Corte decidir sobre a constitucionalidade do compartilhamento, com o Ministério Público, de dados sigilosos de pessoas investigadas. O julgamento da questão deve ocorrer em novembro.


Suspensão de processos II
A liminar de Toffoli atinge todos os inquéritos e procedimentos de investigação criminal (PIC), apuração interna do MP, que tramitam no Ministério Público Federal (MPF), além dos estaduais, em que não houve prévia decisão judicial para repasse dos dados pela Receita, Coaf e Banco Central.



João Alves tá vivo
O ex-governador João Alves Filho teve um mau súbito, e foi internado às pressas na UTI. Foi o suficiente para os navegantes das redes sociais matarem o homem por diversas vezes. Irresponsabilidade pura. No início da noite de ontem, a senadora Maria do carmo disse que João Alves teve incusive uma melhora, mas, o quedro ainda era de cuidados, e que le continuava na UTI.



Lagoa Doce - Foto: Arquivo Portal Infonet
Contato: ferreirappa@gmail.com/Zap: 79 9 9987 2966
Mais Colunas

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação