16 de julho de 2019
POR: Ferreira Filho
Fonte: Ferreira Filho
Em: 16/07/2019 às 06h53

Não sei se vou, ou se fico



Terça-feira, 16 de julho de 2019


Não sei se vou, ou se fico - Imagem ilustrativa: reprodução/pixabay

Não sei se vou, ou se fico - Imagem ilustrativa: reprodução/pixabay

Não sei se vou, ou se fico


As consequências das chuvas deixaram estragos para inúmeras famílias na capital e no interior do estado. Muitas chegaram a perder tudo que tinham dentro de suas casas. Coisa triste.


A situação de calamidade sumária que se colocou essas comunidades, deixou a classe política perplexa, e na dúvida do que fazer diante das necessidades que foram surgindo em cada localidade.


O deputado estadual Georgeo Passos usou um grupo de Whatsapp no último domingo, e fez um desabafo culposo por ainda não ter chegado pessoalmente na cidade de Riachuelo. A ida do parlamentar aconteceu nesta segunda-feira, 15, junto com seus pares que formam o G4 na Assembleia Legislativa.


Eu até compreendo a perplexidade dos parlamentares em momentos como esse. É que em tempo de redes sociais, as interpretações são várias, principalmente, as críticas por tratar-se de políticos. Se for, é querer tirar proveito da desgraça do povo. Se não for, é que não está nem aí para a população em calamidade.


Políticos são seres humanos, e como tal, também se sensibilizam com essas coisas. Eu tenho conhecimento de ações solidárias de muitos parlamentares, que fazem em silêncio, sem a necessidade da propagação dessas ações, pois, elas fazem parte de suas vidas cristãs, não da política em si. Como toda regra tem suas exceções, lógico que não me refiro aos cem por cento da classe política.


Pior é que tem muitos pretendentes a mandatos eletivos que aparecem em ocasiões como essas, e só encontram culpa nos políticos, por pretenderem estar no lugar deles em alguma casa legislativa, seja municipal, ou estadual. Geralmente figuram como heróis para os desconhecidos, que mais na frente serão vistos na telinha na caça de votos. De besta não têm nada.


O bom é que as chuvas deram uma trégua, e a solidariedade do povo sergipano vem atendendo aos atingidos pela enchente em suas casas.



Cidadania
Na Reunião Ordinária da Executiva Estadual do Partido Cidadania em Sergipe ocorrida nesta segunda-feira, 15, pela manhã, foi aprovado por unanimidade o requerimento de Hebert Pereira, Secretário Geral da sigla, para que seja ajuizada uma Ação Direta  de Inconstitucionalidade contra a Lei estadual que permite o Governador do Estado "pegar carona" no aumento salarial dos Desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça de Sergipe.



Governo em Riachuelo
O governador Belivaldo Chagas acompanhou na tarde desta segunda-feira (15) a liberação da ponte antiga que dá acesso à cidade de Riachuelo, bem como o restabelecimento do abastecimento de água da sede municipal.


Governo em Riachuelo II
A ponte antiga está liberada somente para o tráfego de pessoas, carros pequenos, motos e micro-ônibus. A liberação para veículos pesados só vai ser possível após os técnicos avaliarem os pilares e blocos de fundição da estrutura da ponte.



Placa Mercosul
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) iniciou os procedimentos para implantação da Placa Mercosul em Sergipe que, segundo a Resolução nº 780, de 26 de junho de 2019, deverá ser implementada em todo o país até 31 de janeiro de 2020. Durante reunião entre a diretoria e a equipe técnica na manhã desta segunda-feira, 15, na sede da autarquia, o diretor-presidente do Detran/SE, Abner Melo, estabeleceu um cronograma de trabalho para estudo e implantação do novo sistema de identificação veicular.



Documento Nacional de Identificação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve definir em novembro deste ano as cidades que vão participar do projeto-piloto para as primeiras emissões do Documento Nacional de Identificação (DNI), documento digital que reunirá informações da identidade (RG), CPF, título de eleitor e carteira nacional de habilitação dos cidadãos.De acordo com o tribunal, responsável pela gestão do programa, técnicos trabalham na identificação das localidades que apresentam condições técnicas para iniciar a emissão do DNI. Cidades com maior número de pessoas cadastradas no sistema biométrico de votação das urnas eletrônicas devem participar do projeto inicial.



Céu aberto
Esta semana promete ter menos chuvas em comparação com a semana anterior. A frente fria que alcançava o Estado de Sergipe  desapareceu e, com isso, as fortes chuvas perderão força e o céu ficará aberto sem presença de nuvens carregadas.



Eleição de Riachão
A convenção partidária do PSC de Riachão do Dantas homologou o nome da advogada Manuela Costa como pré-candidata do partido a prefeita nas eleições suplementares que ocorrerão em 1º de setembro. A pré-candidata a vice é Josinete Lopes de Almeida (Netinha), filiada ao PL.



Rosário em emergência
Devido as fortes chuvas que caíram em todo estado durante toda a semana passada, a Prefeitura de Rosário do Catete decretou nesta segunda-feira (15) situação de emergência no município. A medida tem validade de 180 dias a contar da sexta-feira (12). O Rio Siriri, que margeia a parte baixa da cidade, transbordou e segundo informações passadas pela prefeitura, o fato não acontece há mais de anos no município. 40 famílias estão desabrigadas e sendo acolhidas em prédios municipais. O aluguel social será providenciado para abrigar pessoas cujos imóveis estejam com a estrutura comprometida.



Festival de besteiras
O advogado Evaldo Campos defendeu o papel da oposição no Brasil, mas ressalvou que precisa ser feita de forma construtiva – algo que, segundo ele, não está acontecendo. “Não há propostas concretas. Há festivais de besteiras. Deve-se fazer com que o aparelho da cobrança da União, dos estados e municípios funcione. Entretanto, isso não significa que não precise reforma. O discurso infelizmente tem sido ideológico”, afirmou. O bate papo foi com Luiz Sérgio Teles, e todo conteúdo você encontra neste endereço: universopolitico.com.br



Não sei se vou, ou se fico - Imagem ilustrativa: reprodução/pixabay
Contato: ferreirappa@gmail.com/Zap: 79 9 9987 2966
Mais Colunas

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação