18 de maio de 2019
POR: Ferreira Filho
Fonte: Ferreira Filho
Em: 17/05/2019 às 19h26

Onde andam os empregos?



Sábado, 18 de maio de 2019


Onde andam os empregos?


O IBGE divulgou o número de desempregados dos estados, dentre eles, Sergipe aparece com a oitava pior taxa do Brasil no primeiro trimestre de 2019. Para o instituto, são 163 mil desempregados, que buscam o mercado de trabalho e não conseguem qualquer vínculo empregatício.


É possível até que esse número seja ainda maior, considerando as que atuam no mercado informal, e se consideram empregados, porém, sem a seguridade social que a carteira de trabalho assinada garante.


Não é difícil encontrar inúmeras pessoas, principalmente jovens, que andam o dia todo distribuindo currículos, e voltam para suas casas desistimulados pelas várias respostas negativas que escutam diariamente.


Em Sergipe, a taxa de desocupação no 1º trimestre de 2019 foi de 15,50%, o equivalente a 0,5 ponto percentual acima do trimestre anterior (15%) e 1,6 ponto percentual abaixo do 1º trimestre de 2018 (17,1%).


O IBGE também divulgou o percentual de pessoas de 14 anos ou mais de idade que estavam ocupadas na semana de referência como conta própria. Sergipe apresentou o percentual de 29,3% dos trabalhadores.


Na verdade, são muitos setores do mercado que estão estagnados, e sem perspectiva de reação positiva até que o país sinalize de forma concreta uma estabilidade econômica, capaz de manter firme os que estão, e estimule novos empreendedores na abertura de seus negócios. Sejamos crentes, e que nossa esperança nunca morra!



Clássicos da Sintonia
Conforme anunciamos a respeito das entrevistas com os nomes citados para uma possível candidatura para Prefeitura de Aracaju, temos hoje um bate-papo com o empresário e advogado Milton Andrade, que fala dos governos Bolsonaro, Belivaldo Chagas e Edvaldo Nogueira, e também do seu caminho político. Vale a pena assistir. Está disponível no Youtube no canal: Cássicos da Sintonia, e no site Clicksergipe.



Troca de comando
Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 17, a solenidade de Transmissão de Cargo do vice-presidente, Thiaguinho Batalha (PMB), como presidente interino da Câmara Municipal de Aracaju. Durante 15 dias, o presidente da Casa, Nitinho (PSD), assumirá a Prefeitura de Aracaju, enquanto Edvaldo Nogueira entrará de férias.   



Convocados para Copa América
Goleiros: Alisson (Liverpool), Cássio (Corinthians) e Ederson (Manchester City); defensores: Alex Sandro (Juventus), Daniel Alves (PSG), Éder Militão (Porto), Fagner (Corinthians), Filipe Luís (Atlético de Madrid), Marquinhos (PSG), Miranda (Inter de Milão) e Thiago Silva (PSG); meio-campistas: Allan (Napoli), Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Lucas Paquetá (Milan), Philippe Coutinho (Barcelona); atacantes: David Neres (Ajax), Everton (Grêmio), Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG) e Richarlison (Everton).



Gripe preocupante
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a baixa adesão à campanha nacional contra a gripe, que até agora imunizou 56% do público-alvo, pode comprometer o sistema de hospitais públicos em alguns meses. De acordo com o ministro, a gripe pode agravar outras doenças e levar a um grande número de internações.



Defensor Público
Em alusão ao Dia do Defensor Público, comemorado, anualmente, no dia 19 de maio, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou nesta sexta-feira, 17, uma Sessão Especial para debater a importância e atuação do órgão. Representantes da Defensoria Pública, de órgãos públicos e autoridades políticas também prestigiaram a solenidade.



Vítimas de agressão
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou proposta que dá prioridade às mulheres vítimas de agressão no acesso a atendimento psicológico ou social do Sistema Único de Saúde-SUS (Projeto de Lei 715/19). Conforme a proposta, da deputada Marília Arraes (PT-PE), elas também terão preferência nas cirurgias reparadoras feitas pelo sistema público



Empregos - Imagem de arquivo: divulgação
Contato: ferreirappa@gmail.com/Zap: 79 9 9987 2966
Mais Colunas

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco