10 de maio de 2019
POR: Ferreira Filho
Fonte: Ferreira Filho
Em: 09/05/2019 às 19h26

MP: Faça o que digo, não faça o que faço



Sexta-feira, 10 de maio de 2019


MP: Faça o que digo, não faça o que faço


O projeto de lei 86/2019, de autoria do Ministério Público de Sergipe, trata de uma controvérsia da instituição, principalmente, quando lá existem inúmeras acões que determinam aos gestores que realizem concurso público, deixando o mínimo possível de cargos comissionados.


A proposta de autoria do MP provocou questionamentos pertinentes, pois, acaba com 53 cargos efetivos de seus quadros, e cria 25 cargos comissionados. O número de ocupações com a mudança dos vínculos apresenta-se menor, porém, de pouco convencimento até aqui para os deputados esdtaduais que votarão a matéria semana que vem. A Assembleia Legislativa foi um dos órgão que necessitou fazer uma redução dos seus comissionados, depois de uma ação do Ministério Público.
 
Na sessão de ontem, o deputado estadual Georgeo Passos, do Cidadania, já levantou a voz criticando a iniciativa do MP, e aproveitou para informar que apresentará emendas modificando o texto do projeto, se posicionando contrário à matéria do jeito que está.


“Apelamos para os colegas deputados que se debrucem sobre esse texto e as consequências do recado que queremos dar a sociedade caso essa matéria seja aprovada. Somos contra essa incoerência e esperamos que os demais parlamentares também percebam o quanto essa mudança é prejudicial. O MP não poderia neste momento apresentar uma matéria com esse objetivo”, enfatizou Georgeo.


Além da incoerência posta pelo deputado Georgeo, imagino uma certa fragilidade para a instituição que no exercício de suas funções exige redução de comissionados dos demais órgãos, enquanto cria as CCs para o seu quadro. É como diz o bom conselho: "Faça o que digo, não faça o que faço". Resta-nos aguardar como se posicionarão os parlamentares diante da referida proposta. Há quem aposte que será aprovado com maioria folgada, afinal, existem muitas coisitas por lá que contrariam alguns parlamentares.



Borracharia macabra
Equipes da perícia técnica da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SSE), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Corpo de Bombeiros e geólogos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizam um trabalho pericial no terreno no fundo de uma borracharia na Avenida A, no Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro, local que foram encontrados três corpos enterrados. De acordo com a delegada responsável pelo caso, Luciana Pereira, já foi encontrado objetos e restos mortais das vítimas anteriormente identificadas. O objetivo da perícia é verificar se há outros corpos enterrados no local.



Bolsonaro e os governadores do NE
O governador Belivaldo Chagas esteve na tarde desta quinta-feira (09),  no Palácio do Planalto, com os demais governadores do Nordeste, onde foram recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro. Na pauta dos governadores para o presidente consta: a prorrogação e ampliação do Fundeb; negociação da diferença do Fundef devido pela União aos Estados; revisão dos cortes orçamentários das Universidades; realização de obras de infraestrutura no Nordeste nas áreas de rodovias, segurança hídrica e habitação.  



Bigode no esporte
A falta de incentivo ao esporte em Aracaju foi mais uma vez assunto na sessão da Câmara de Aracaju na manhã desta quinta-feira, 09. Em pronunciamento na tribuna, o vereador Bigode do Santa Maria (MDB), fez cobrança para que sejam destinadas verbas públicas para construções de centros esportivos na capital.



Temer na prisão
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) suspendeu os habeas corpus (HCs) do ex-presidente Michel Temer e do coronel João Baptista Lima Filho. Com isso, eles terão de voltar para a prisão. Foram mantidos os habeas corpus para o ex-ministro Moreira Franco e para Carlos Alberto Costa, Maria Rita Fratezi, Carlos Alberto Costa Filho, Vanderley de Natale.



Clássicos da Sintonia
Semana que vem estaremos com um suplemento da coluna, que será uma série de entrevistas com os possíveis candidatos para a Prefeitura de Aracaju. As entrevistas serão feitas em vídeos, e postadas no Youtube. É só aguardar!



Vamos voar
A Azul Linhas Aéreas confirmou nesta quinta-feira (09) para o Governo de Sergipe que à partir do mês de Julho pretende implementar dois novos vôos em Sergipe. Seria um vôo diário, ida e volta, para Salvador e outro também diário para Campinas.



Imagem ilustrativa: reprodução/Google
Contato: ferreirappa@gmail.com/Zap: 79 9 9987 2966
Mais Colunas

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação