02 de maio de 2019
POR: Ferreira Filho
Fonte: Ferreira Filho
Em: 02/05/2019 às 07h57

Quem viu?



Quem viu?


A luta pelo direito de todos os cidadãos, desde que bem fundamentada, merece o nosso respeito e também a nossa solidariedade, visando fortalecer e contribuir para conquistar as causas.


A história registra que muitas conquistas já aconteceram decorrentes das manifestações organizadas por sindicatos de classe, movimentos civis, partidos políticos, e todos juntos quando houve necessidade.


Os atos eram extraordinárias do ponto de vista numérico. Ruas, avenidas e praças eram pequenas para tanta gente. As adesões espontâneas surgiam com muita força, deixando mais espetacular as manifestações.


Se não tivesse visto talvez você dissesse que contei uma história sem narrar a realidade, se comparada com as manifestações que acontecem na atualidade.
Ontem, 1° de maio, dia do Trabalhador, algumas manifestações e atos estavam programadas para não só marcar a passagem do dia, como protestar contra algumas propostas do governo, principalmente, a reforma da previdência.


Os atos aconteceram mas, o número de pessoas presentes é cada vez menor. Será que não se mobiliza mais como antigamente? Ou será que a população jogou a toalha, e passou a entender que não vale mais a pena se manifestar?



Alianças
Após reunião à portas fechadas com dirigentes de alguns dos maiores grupos liberais em Sergipe, o Movimento Brasil200 firmou uma aliança estratégica que promete dar o que falar. O conhecido grupamento chamado Direita Sergipana e o renomado Instituto Liberal de Sergipe fecharam com o Brasil 200 um acordo de alianças, com foco em ações em conjunto e pautas em comum com objetivos na pavimentação de apoio a um grupamento viável para as eleições de vereadores e prefeitos nas mais diversas cidades de Sergipe. Segundo os integrantes do grupo, a capital terá uma especial atenção.



Queijo legal
Sergipe é o quarto estado da região Nordeste que regulamenta as queijarias artesanais, seguido pelo Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco. No Brasil, a regulamentação também já foi feita em Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Goiás, entre outros estados. Um dos principais avanços com a regulamentação é o reconhecimento da produção do queijo com o leite cru, preservando  a cultura e o modo de fazer a iguaria em cada região do país.



Assalto a banco
Bandidos fortemente armados com fuzil e pistolas assaltaram duas agências bancárias e provocaram uma verdadeira noite de terror no município de Umbaúba As informações que eram mais de dez bandidos que chegaram ao município durante a madrugada desta quinta-feira (02) efetuando diversos disparos para o alto para amedrontar os moradores.



Coaf
Sobre a eventual retirada do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça, o presidente Jair Bolsonaro disse ser pessoalmente contra, segundo informou o porta-voz do governo. O Coaf, que é especializado em identificar ocorrências suspeitas de “lavagem” ou ocultação de bens, pertencia ao então Ministério da Fazenda (atual Ministério da Economia), mas passou a ser subordinado à pasta de Justiça e Segurança Pública com a entrada em vigor da Medida Provisório 870, editada por Jair Bolsonaro no primeiro dia de governo.



Mega-sena
Nesta quinta-feira, 2,  a Mega-Sena, que está acumulada pela 11ª vez consecutiva, sorteia o prêmio de R$ 125 milhões do concurso 2.147, que será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP).



Febre aftosa
De primeiro a 31 de maio, o governo de Sergipe dará início à primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. A meta da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro é imunizar mais 1.150.000 bovinos e 980 bubalinos de todas as idades no estado.



Poesia
A sergipana Valeska Moraes Cabral, 25 anos, foi vencedora do Concurso Nacional de Novos Poetas, Poesia Livre 2019. Entre as mais de duas mil poesias participantes, o poema intitulado “Súplicas aos teus guias” ficou em 1° lugar no concurso promovido pela Vivara Editora Nacional. Entre os dias 05 de dezembro de 2018 e 05 de abril de 2019, a editora recebeu o total 2.152 poemas que foram analisados por uma comissão julgadora.


 


Manifestação - Imagem ilustrativa: reprodução/Google
Contato: ferreirappa@gmail.com/Zap: 79 9 9987 2966
Mais Colunas

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação