Aracaju (SE),

HOME

Lateral 01
PONTOS TURÍSTICOS

Cânion do Xingó
Crôa do Goré
Ilha da Sogra
Lagoa Redonda
Mangue Seco
Parque dos Falcões
Praia de Caueira
Praia de Pirambu
Praia do Abaís
Praia do Saco
 
CADERNOS

Home
Agenda Cultural
Artigos
Automóveis
Baladas
Menu dos Esportes
Ciência
Clima/Tempo
Concursos
Conheça Sergipe
Cidade/Cotidiano
Cultura/Arte
Dólar
Educação
EsportesBR
EsportesSE
Estilo/Moda
Imagens de Sergipe
Indicadores
Informática
Jurídicas
Meio Ambiente
Mercado
Mundo
Mundo Artístico
Negócios
Pais
Polícia
PolíticaBR
PolíticaSE
Saúde
Tecnologia
Turismo
Últimas Notícias
Veículos
Vestibular
 
CLICK INFORMA

Cálculo Exato
Cotação do Dólar
Fuso Horário
Horóscopo
Lista Telefônica
Loterias
Olho no Dinheiro
Preço de Remédios
Resumo de Novelas
Sites + Procurados
Tirar Passaporte
Vôos Online
 
INTERATIVIDADE

Contato
Blogs e Sites
Envie Imagens
Fale Conosco
Links Úteis
Mídia de Sergipe
Opiniões e Cartas
Ver Comentários
Você Repórter
 

 



My Interno

Marco Maciel executa projeto sobre o uso do celular como ferramenta pedagógica

30/7/2013

O projeto de iniciação científica está transformando a rotina dos alunos do Centro de Excelência Marco Maciel, na zona Norte da capital.

Um projeto de iniciação científica está transformando a rotina dos alunos do Centro de Excelência Ministro Marcos Maciel. Como o aparelho celular e a utilização das redes sociais já fazem parte do cotidiano dos alunos e professores, a escola decidiu utilizar-se dessas ferramentas de maneira construtiva em atividades didático-pedagógicas. Para isso, o professor Sérgio Borges idealizou o projeto Meu Celular, com você fica mais fácil até respirar?

O projeto envolve 30 alunos do 9º do ensino fundamental e 3º e 2º anos do ensino médio, o qual prevê a produção de vídeos, com uma nova linguagem audiovisual, com temas relacionados ao cotidiano da instituição. As atividades são desenvolvidas às segundas e quintas-feiras, na parte da tarde, dentro das atividades extracurriculares que são realizadas na escola. A previsão é de que o projeto se encerre em janeiro de 2014, com vários vídeos retratando o cotidiano dos alunos.

O professor Sérgio enfatiza que o objetivo é analisar as possíveis interferências dessa tecnologia na vida acadêmica, nas relações familiares e sociais, a fim de mapear um perfil do usuário, tipo e utilização do celular, visando ao aproveitamento como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar.

Inicialmente os alunos participaram de uma oficina de arte e vídeo, na qual conheceram a história do celular e adquiriram conhecimentos teóricos sobre este meio de comunicação. No momento eles estão produzindo um vídeo, com imagens sendo captadas pelo celular, sobre a pelada na periferia, a famosa pelada no campo de várzea. Jovens das comunidades dos bairros Santos Dumont e Dezoito do Forte também estão envolvidos. Segundo o professor Sérgio Borges, a intenção é mostrar o sonho desses garotos de serem jogadores, "já que alguns deles fazem parte de escolinhas de futebol", explicou.

O professor Sérgio Borges também está desenvolvendo uma linha de pesquisa qualitativa e quantitativa entre os alunos da escola para identificar quantos deles se utilizam deste aparelho de comunicação. Nesta pesquisa está sendo observada a abrangência do uso do telefone móvel, o número de alunos que o possui conectado à internet, as formas de acesso e a frequência do uso para, com os dados em mãos, incentivar a utilização dessas ferramentas didaticamente.

Diversidade sexual

Outro tema que os alunos irão trabalhar é a diversidade sexual. De acordo com Sérgio Borges, a comunidade estudantil do Marco Maciel não tem preconceito com relação à diversidade, existindo uma convivência harmoniosa e respeitosa com relação à orientação sexual das pessoas. "Eu achei superinteressante e nós vamos procurar mostrar isso através do audiovisual", destacou.

Cotidiano

O aluno Kleiton Victor Carlos dos Santos está entusiasmado em participar desse projeto. Ele está captando as imagens para o filme sobre pelada de futebol. "Nós estamos vendo a utilização diferente para o celular; uma forma melhor de usar o celular, pesquisar várias coisas, sem deixar de prestar atenção à aula,

"Eu estou descobrindo o celular. O pessoal da minha idade utiliza o celular para fazer ligação, enviar mensagens, ouvir música. Nós estamos utilizando de forma diferente para enviar vídeos educativos. Vídeos que demonstram a realidade de vários garotos da minha idade. A violência é um tema que pode ser abordado, como também no caso da situação dos ônibus da cidade", declarou o aluno Adailton Silva, que está participando do projeto.

Outros projetos

Além do projeto científico do professor Sérgio Borges, existem outros projetos sendo trabalhados no Centro de Excelência Marco Maciel. É o caso do projeto Fotografia, História e Filosofia, que é desenvolvido na instituição por iniciativa dos professores Samuel Dalvo e Ermelino Góis.

Segundo o professor Samuel Dalvo, a ideia é mostrar que fotografar não é tão somente um clique na máquina; é algo mais que isso. "Estamos tentando buscar a história da fotografia, a história dos instrumentos, fotografar e tentar fazer a leitura da filosofia contemporânea com autores como Roland Bartes e Jean Baudrillard. Nós vamos colocar na cabeça dessa moçada algo que pode ser lido a partir de uma ideia que até então eles não tinham", explicou o professor.

30 de julho de 2013 às 15:18


ASN





comentar  -  imprimir  -  enviar a um amigo - voltar

Cadastre seu email e receba notícias do ClickSergipe

Nome:
E-mail:


Comentários

Mais Notícias:

25/7/2014 - Motocicletas Harley-Davidson estão expostas no Riomar

25/7/2014 - Governo de Sergipe e IBGE assinam acordo de cooperação técnica

25/7/2014 - Passageiros são assaltos em coletivo no São Conrado

25/7/2014 - Homens invadem fazenda em São Cristóvão e amarram funcionários

25/7/2014 - Projovem Urbano: inscrições continuam abertas em Aracaju

Lateral 02








Márcio França

 

 


Untitled Document

O MUNDO NUM SÓ CLICK

CADERNOS
CLICK SERGIPE INFORMA
INTERATIVIDADE
PONTOS TURISTICOS

HOME